Home / Notícias / Médicos do (SNS) voltaram a poder prescrever tratamentos termais

Médicos do (SNS) voltaram a poder prescrever tratamentos termais

Os médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão continuar a prescrever os tratamentos termais a quem deles necessita, situação que estava suspensa desde o início do ano.

A proposta de aditamento ao Orçamento de Estado que prevê a continuação das comparticipações foi apresentada pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, tendo sido aprovada a 6 de fevereiro, por maioria dos deputados.

Recorde-se que as comparticipações dos tratamentos termais por parte do SNS, mediante prescrição médica, regressaram em 2019, depois de terem sido suspensas em 2011. Um regresso que assumiu a forma de projeto-piloto a ter lugar durante o ano de 2019, sujeito a avaliação dos seus efeitos. Acontece que o resultado da avaliação pelo Ministério da Saúde ainda não foi divulgado, pelo que, terminado o ano, os médicos estavam impedidos de proceder à prescrição de tratamentos.

A proposta de aditamento agora aprovada propôs o alargamento do projeto, “até à apresentação e avaliação do relatório de avaliação da medida”.

“Ficamos naturalmente satisfeitos por vermos a Assembleia da República reconhecer a importância das comparticipações do SNS nos tratamentos termais. O projeto-piloto de 2019 teve um impacto muito positivo na atividade terapêutica das termas, que registou um crescimento de 15%, com efeitos benéficos na saúde dos doentes a quem foram prescritos tratamentos termais. Durante o ano de 2019, foram emitidas 7.500 prescrições de tratamentos termais pelo SNS, o que atesta a confiança dos clínicos na qualidade destes tratamentos”, considera Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, que congrega 20 termas da região Centro.

“Os tratamentos nas Termas, prestados por médicos e profissionais de saúde qualificados, são hoje de qualidade e eficácia reconhecida por quem as frequenta, eficácia essa atestada por cada vez mais investigações científicas. Estamos certos de que a avaliação do projeto irá demonstrar o acerto e a eficácia da medida, nomeadamente no tratamento e prevenção de patologias crónicas, e que contribui de forma decisiva para a melhoria da saúde pública”,acrescenta o responsável.

 

Pode ver também

Lamego: Homem morre após ataque com arma branca

Em Lamego, um homem de 42 anos morreu na sequência de um ataque com arma …

Comente este artigo

Kralbet Kralbet grandpashabet giriş grandpashabet restbet güncel restbet restbet giriş betpas giriş betpas Lunabet Giriş Lunabet Matbet Giriş matbet Matbet Giriş Matbet Matbet Giriş Matbet lunabet giriş Lunabet Lunabet Giriş Lunabet Lunabet Giriş Lunabet Matbet Giriş Matbet Matbet Giriş Matbet Lunabet Giriş Lunabet Lunabet Giriş Lunabet meritbet meritbet holiganbet jojobet jojobet jojobet kingroyal meritking giriş meritking restbet giriş restbet kralbet giriş kralbet betbigo casibom jojobet holiganbet casibom grandpashabet jojobet agb99