Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Marisa Matias vai estar no distrito de Viseu a 13 janeiro

Marisa Matias vai estar no distrito de Viseu a 13 janeiro

Marisa Matias, Eurodeputada, estará no dia 13 (quinta-feira), no distrito de Viseu (Lamego, Mangualde e Santa Comba Dão).

Programa:

09H30 – Distribuição na Feira de Lamego

12H00 – Reunião com a administração da Unidade de Lamego do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

O Hospital de Lamego tem falhas a nível de valências, nomeadamente urgência de ortopedia, pediatria e obstetrícia, banco de sangue, removidas em alguns casos com a promessa de reabrirem aquando da mudança para as atuais instalações. Também existem problemas de falta de recursos humanos, pagamentos de subsídios e horas extraordinárias, bem como com a certificação do heliporto. A reunião abordará estas questões.

16H00 – As pessoas que aqui (não) moram! – instalação pelo direito à habitação no Bairro da Quinta da Igreja (Mangualde)

É na Quinta da Igreja, em Mangualde, que se encontra o primeiro programa de arrendamento acessível do IHRU no país. Este programa apresentou vários problemas, tanto processuais, como com as próprias habitações. Existem ainda 24 fogos por reabilitar e incluir no programa, caso para dizer “tanta gente sem casa, tanta casa sem gente”. A instalação será feita nestes edifícios para lembrar que habitação acessível, com as devidas condições para uma HABITAÇÃO e VIDA dignas, é uma prioridade.

21H00 – Sessão sobre cuidadores e cuidadoras informais no Auditório Municipal de Santa Comba Dão

Em Portugal, existem cerca de 800 mil cuidadores e cuidadoras informais, dos quais 25% são cuidadores e cuidadoras a “tempo inteiro”. Esta realidade só foi reconhecida legalmente quando em 2019 foi aprovado o estatuto do cuidador informal. Contudo, os direitos previstos no estatuto precisam de ser concretizados pelo Estado que continua a negligenciar estas pessoas. Pese embora o estatuto já tenha sido aprovado, pouco ou nada é garantido aos cuidadores e cuidadoras. É preciso continuar a ouvir estas pessoas, lutar ao seu lado por mais apoios económicos e sociais.

 

Pode ver também

Novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira em Cinfães abrem segunda-feira

As novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira, no concelho de Cinfães, entram em …

Comente este artigo