Home / Notícias / Máquinas de TAC voltam a avariar no Hospital de Viseu

Máquinas de TAC voltam a avariar no Hospital de Viseu

O Hospital de Viseu voltou a ficar sem possibilidade de realizar Tomografia Computorizada (TAC) a doentes. Os dois aparelhos que a unidade tem são considerados antigos e voltaram a falhar este fim de semana.

Em menos de seis meses é a segunda vez que o Hospital de Viseu fica impossibilitado de fazer TACs. Sem este meio de diagnóstico, o protocolo de referenciação para doentes urgentes teve de ser alterado e o Centro Hospitalar Tondela Viseu deixou de poder receber doentes que sejam triados pelo INEM.

Neste caso, o Hospital de referência para este tipo de doentes passa a ser Coimbra. Uma realidade que mostra as dificuldades no Interior do país.

Viseu que já é referência para o Hospital da Guarda, deixa de sê-lo. Agora, resta Coimbra ou Porto, o que para um doente grave passa a significar, pelo menos, mais uma hora de caminho até um serviço de urgência.

Apesar de o Hospital de Viseu ter instalações recentes na urgência geral, o certo é que os aparelhos de TAC continuam a ser antigos e além disso, utentes da Guarda têm de se deslocar até Viseu, o que obriga à realização de um maior número de exames.

A administração confirmou à SIC a falha na realização deste tipo de exame mas garantiu que ainda esta segunda-feira, pelo menos, um dos dois aparelhos ficará operacional, retomando o Hospital a atividade normal.

 

Pode ver também

II Passeio TT “Terras do Demo” saiu para a estrada com 85 jipes

Foram 30 quilómetros cheios de adrenalina pura. O II Passeio TT “Terras do Demo” realizou-se …

Comente este artigo