A Câmara Municipal de Mangualde anunciou que a freguesia de Chãs de Tavares conta com uma nova biblioteca, a Gil Vicente, com um espólio de sete mil livros para consulta, disponibilizado pela Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.
“Esta nova biblioteca promove a coesão territorial e a redução das assimetrias e igualdade de oportunidades para quem vive nas aldeias ou na cidade, sendo mais um local que se dedica à leitura e à promoção do conhecimento”, defende o presidente da Câmara Municipal de Mangualde.
Numa nota de imprensa, Marco Almeida refere que esta nova estrutura permitirá “a aquisição de novos hábitos pelos mais novos, nomeadamente o da leitura de livros no seu formato convencional” e “proporciona que saiam de casa para adquirir mais conhecimento e competências.
Este projeto, esclarece o documento, “permitiu revitalizar um edifício que estava ao abandono, que servia anteriormente como uma antiga cadeia e um antigo posto da GNR, entre outros serviços” e é resultado de uma ideia da Junta de Freguesia de Tavares, “a concretização de um sonho” do presidente Alexandre Constantino.
A nova biblioteca homenageia Gil Vicente, “dramaturgo com as suas raízes na freguesia” de Tavares, no concelho de Mangualde, distrito de Viseu, e também por isso a inauguração contou com uma peça teatral da sua autoria, protagonizada pelas crianças do primeiro ciclo da escola local.
Comente este artigo