Home / Notícias / Mangualde: Investimento de 100 mil euros tornam Biblioteca mais moderna e inclusiva

Mangualde: Investimento de 100 mil euros tornam Biblioteca mais moderna e inclusiva

A Câmara Municipal de Mangualde investiu cerca de 100 mil euros na Biblioteca Municipal, transformando-a num equipamento mais moderno e inclusivo.

“Nos últimos três anos, a Biblioteca Dr. Alexandre Alves passou por um processo de renovação e modernização, com investimentos substanciais para melhorar a experiência dos utilizadores num dos equipamentos mais dinâmicos do concelho”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida.   

Desde 2021, foram aplicados cerca de 19 mil euros em obras destinadas a melhorar a acessibilidade, para garantir que todos os cidadãos, independentemente das limitações físicas, possam usufruir da biblioteca.

A melhoria das acessibilidades incluiu, por exemplo, a construção de rampas e adaptação das casas de banho. “Este investimento representa mais um passo na promoção da inclusão e no atendimento às necessidades da população com mobilidade reduzida. É um esforço que reflete o compromisso desta Câmara em criar um espaço cultural acessível a toda a comunidade e onde todos, sem exceção, se sintam confortáveis”, sublinha o autarca.

Além das obras de acessibilidade, outra fatia do investimento, cerca de 80 mil euros, foi aplicada na modernização dos sistemas de som, luz e multimédia, que proporcionam experiências audiovisuais de alta qualidade na Biblioteca e nos diversos eventos do Município. “Esta é também uma forma de valorizarmos a vida cultural do município”, afirma o presidente da autarquia.

A Biblioteca Municipal também foi, recentemente, dotada com 13 computadores, instalados nos diversos espaços de acesso ao público, nomeadamente na Sala de Leitura de Adultos, na Sala de Audiovisuais e Informáticas e na Sala de Leitura Infantojuvenil.

Os computadores, disponibilizados no âmbito de um contrato com o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, podem ser utilizados, pelos utentes da Biblioteca, de forma gratuita.

“Este material permite oferecer uma variedade de recursos digitais, tornando a biblioteca num local de promoção de literacia digital e que demonstra que Mangualde está focado na educação contínua de quem aqui vive, estuda e/ ou trabalha”, afirma Marco Almeida.

O autarca realça que o investimento aplicado na Biblioteca Municipal faz parte de um plano mais amplo para modernizar e enriquecer os espaços públicos da cidade.

 

Pode ver também

Luís Santiago

Luís Santiago reeleito Presidente do C. R. Ferreira de Aves

Em eleições realizadas no passado dia 26 de abril, foram eleitos os novos Órgãos Sociais …

Comente este artigo