Até ao final do ano, o centro urbano de Mangualde vai contar com 31 ilhas compostas por contentores enterrados de recolha de resíduos domésticos, de papel/cartão, de plástico/metal e de vidro.
O investimento de cerca de um milhão de euros, inseridos numa candidatura conjunta ao “Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos” (POSEUR) por parte de 15 municípios pertencentes à Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, o investimento contempla ainda a colocação 15 contentores subterrâneos e 82 ecopontos, distribuídos pelo concelho
Com a colocação destes equipamentos, o concelho de Mangualde fica acima da média nacional no que diz respeito à relação ecoponto/número de habitantes.
A média nacional ronda um ecoponto por cada 250 habitantes, quando, o concelho, no ano passado, existia um ecoponto por cada 200 munícipes. Com a colocação destes equipamentos, vão ficar à disposição da população uma média de um ecoponto por cada 90 pessoas”, avança João Azevedo, Presidente da autarquia, para quem este investimento é sinónimo de mais qualidade de vida para os mangualdenses.
O núcleo urbano da cidade conta assim com equipamento que, além de cumprir a sua função e de ter uma maior capacidade instalada de recolha, o dobro no caso dos papelões e do embalões e praticamente o triplo no caso dos contentores de resíduos domésticos, com o objetivo de causar menor impacto visual, evita os maus cheiros e torna-se inacessível para os animais.
A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão é um sistema intermunicipal de gestão de resíduos sólidos urbanos, constituído por 19 Municípios dos distritos de Viseu, Coimbra e Guarda.
Destes 19 Municípios, 15 apresentaram uma candidatura conjunta ao Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), candidatura essa que visa melhorar o sistema de recolha dos resíduos sólidos urbanos.
Ao todo, serão disponibilizados 5 milhões de euros destinados à aquisição e colocação de equipamentos de recolha nesses 15 municípios, dos quais cerca de 20% (1 milhão de euros) se destinam ao concelho de Mangualde.
Comente este artigo