Mangualde foi contemplado com financiamento no âmbito do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU2020).
A nível nacional, este programa vai apoiar 71 projetos, correspondentes a um investimento total de 265 milhões de euros. O concelho mangualdense é o único do distrito de Viseu a receber apoio financeiro.
O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas 2020 é um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana, que cobre todo o território nacional, criado pelo Ministério do Ambiente da Transição Energética, no âmbito do programa Portugal 2020.
Dos contratos assinados para reabilitação de edifícios, 26 vão ser destinados a uso habitacional, 38 a atividades económicas, 5 a equipamentos de utilização coletiva e 2 à área social, revelou o Ministério, indicando que “a maioria dos projetos (55) é promovida por empresas e os restantes por particulares, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e câmaras municipais”.
Os projetos localizam-se em Áreas de Reabilitação Urbana, estando assim garantido o alinhamento com a política urbana local.
Com uma dotação de 1.400 milhões de euros, é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal, que proporciona as melhores condições para investimento em reabilitação do edificado urbano.
Comente este artigo