Home / Notícias / Mangualde apresenta Plano de Ação no Setor do Urbanismo e da Construção

Mangualde apresenta Plano de Ação no Setor do Urbanismo e da Construção

Medidas e ações a implementar visam a transição da sociedade e do território mangualdense para uma economia mais circular.

O Município de Mangualde apresentou na passada quinta-feira, 15 de junho, no auditório da Câmara Municipal, o Plano Local de Ação Integrado – PLAI – para a Economia Circular no setor do Urbanismo e da Construção, que engloba um conjunto de 10 ações, cujo objetivo é estabelecer os princípios a seguir, os pilares prioritários e os vetores de atuação a curto, médio e longo prazo, medidas e ações a implementar para a transição da sociedade e território de Mangualde para uma economia mais circular no setor da construção e urbanismo.

O Plano Local de Ação Integrado – PLAI – para a Economia Circular no setor do Urbanismo e da Construção do Município de Mangualde resulta da reflexão conjunta do grupo de trabalho local, integrando um muito diverso e representativo leque de representantes da sociedade e tecido económico mangualdense e está suportado sobre um processo de trabalho conjunto entre cidades parceiras, num projeto de rede designado por Rede Circular para a Construção Sustentável – R2CS- que mereceu a distinção da Iniciativa Nacional de Cidades Circulares, sob a Tutela do Ministério da Coesão Territorial.

João Cruz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, considera que “este Plano traça metas ambiciosas mas realistas, potenciando assim a pedagogia e a boa prática especificamente orientadas a um setor da construção mais circular, mas enquadrado numa visão estratégica ampla que tem como objetivo a dupla transição (digital e ecológica) sustentável de toda a sociedade mangualdense”. Acrescentando ainda que “É um documento inovador, exemplar na área regional, distrital e nacional. Assumimos a responsabilidade de o implementar. Esperamos que seja um exemplo de boas práticas a serem aplicadas no setor e uma referência ao nível das exigências e desafios atuais”.

Com este Plano Local de Ação Integrado – PLAI – para a Economia Circular no setor do Urbanismo e da Construção, a autarquia visiona como missão a cumprir por este projeto R2CS no Município o seguinte: Mangualde, onde a construção e urbanismo estão assentes numa economia circular, próspera e sustentável, que potencia o bem-estar e a saúde das pessoas e do planeta.

 

Pode ver também

Rosa Quinteiro é a vencedora do prémio literário Cónego Albano Martins de Sousa.

Com a obra “Poemas do Caderno Azul” a escritora é pela segunda vez galardoada, numa …

Comente este artigo