Home / Notícias / Louça preta de Molelos mostra-se em exposição na capital francesa da cerâmica

Louça preta de Molelos mostra-se em exposição na capital francesa da cerâmica

Algumas peças de barro negro de Molelos, entre elas a famosa cantarinha dos segredos, integram a exposição “Barro” que está patente ao público no Centro de Arte Les Penitents Noirs, na cidade de Aubagne, a capital francesa do “Santon” e da Cerâmica.

Os objetos de louça preta fazem parte da mostra “Portugal Cerâmico”, que Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) levou até terras gaulesas e que dá a conhecer o trabalho desenvolvido em todas as cidades e vilas de cerâmica que pertencem à instituição e obras de Manuel da Bernarda e Manuel Cargaleiro.

As peças de barro negro que podem ser vistas no Centro de Arte Les Penitents Noirs mostram o lado mais tradicional, mas também o mais moderno da cerâ-mica produzida atualmente em Molelos.

Segundo a organização, a mostra “Portugal Cerâmico oferece um impressionante panorama de arte cerâmica lusitana, comparado com a arte cerâmica Provençal, com obras da coleção patrimonial da Metrópolis”.

A exposição “Barro” abriu, a 13 de junho, a temporada do verão cerâmico em Aubagne e estará patente até 16 de setembro no Centre d’art des Penitents Noirs, um dos pontos centrais da vida cultural daquela região. Este espaço fica localizado junto ao “petit monde” de Marcel Pagnol, um museu vivo e lúdico, daquele escritor e cineasta, uma importante figura da cultura francesa que teve cadeira na Academia Francesa das Artes.

 

Pode ver também

Rosa Quinteiro é a vencedora do prémio literário Cónego Albano Martins de Sousa.

Com a obra “Poemas do Caderno Azul” a escritora é pela segunda vez galardoada, numa …

Comente este artigo