Home / Notícias / Ligação aérea entre Bragança e o Algarve com escala em Viseu tem financiamento assegurado

Ligação aérea entre Bragança e o Algarve com escala em Viseu tem financiamento assegurado

A ligação aérea entre Trás-os-Montes e o Algarve com escala no aeródromo de Viseu, tem assegurados mais de 1,2 milhões de euros adicionais até à conclusão do novo concurso de concessão, segundo um despacho governamental publicado em Diário da República.

O despacho dos ministérios da Finanças e do Planeamento e Infraestruturas refere-se a uma adenda ao contrato de concessão que expirou a 22 de dezembro de 2018 e que permitirá a continuidade dos voos até estar concluído o concurso lançado entretanto para nova concessão.

De acordo com os termos da decisão do Governo “a única forma de assegurar a continuidade do serviço público prestado nesta carreira aérea passa por uma adenda ao atual contrato que prorrogue os seus efeitos pelo período estritamente necessário à conclusão do concurso público, não podendo ultrapassar os seis meses”.

Os encargos “não devem exceder 1.2 milhões de euros” e repartidos por pouco mais de 61 mil euros, relativos a 2018 e quase 1,1 milhões, em 2019.

A carreira aérea liga Bragança, Vila Real, Viseu, Tires (Cascais) e Portimão, e o modelo vigora há três anos, depois da suspensão dos voos, em 2012, com o Governo de então a tentar que os privados tomassem conta da ligação sem subvenção estatal.

O modelo não teve interessados e acabou por ser lançado um concurso novamente de serviço público com a comparticipação de cerca de sete milhões de euros e o alargamento das escalas da carreira que anteriormente ligava apenas Bragança/Vila Real/Lisboa.

O contrato de concessão com a operadora Aerovip/Sevenair terminou a 22 de dezembro e o Governo lançou novo concurso público, a 04 de dezembro de 2018, com um prazo de 60 dias para os interessados apresentarem propostas, que ainda está a decorrer.

A adenda agora oficializada visa assegurar o serviço durante o período de transição até ao novo contrato, que acrescentará um ano à concessão, passando de três para quatro anos.

Também o valor da subvenção do Estado aumenta de sete para 10 milhões de euros pelo período da concessão ser alargado.

 

Pode ver também

PALÁCIO DO GELO SHOPPING COM ANIMAÇÃO DE NATAL

 Palácio do Gelo Shopping está em festa com a celebração de mais uma época natalícia. Depois …

Comente este artigo