O Município de Lamego assinalou esta terça-feira, 24 de outubro, a entrada em funções da terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Lamego, em sessão realizada nos Paços do Concelho. A constituição da nova EIP resultou de um protocolo tripartido celebrado entre a Câmara Municipal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lamego (AHBVL), através do qual a autarquia concede um apoio financeiro anual correspondente a 37 471,46€.
Estas equipas visam melhorar a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro em caso de acidentes e catástrofes, sendo formadas por cinco bombeiros profissionais, com elevada especialização e com competências em áreas diferenciadas para atuarem em diferentes cenários.
“As EIP já assumem um papel determinante na estrutura de socorro do concelho de Lamego. Este Município continuará a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que os nossos Bombeiros Voluntários desempenhem com qualidade as missões que lhe estão atribuídas, nomeadamente os serviços de proteção e socorro à população. Infelizmente, o regime de voluntariado é cada vez menor e, assim, asseguramos de forma profissional o socorro”, afirma o Presidente Francisco Lopes.
As três EIP´s a operar no concelho de Lamego são suportadas financeiramente, em partes iguais, pela autarquia e pela ANEPC.
Comente este artigo