Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Lamego: Produção de cereja de Penajóia com quebra de 80%

Lamego: Produção de cereja de Penajóia com quebra de 80%

Conhecida por ser a primeira de toda a Europa a aparecer no mercado, a cereja da freguesia da Penajóia, concelho de Lamego, destaca-se pela sua qualidade, textura e doçura, devido ao microclima e às especificidades do solo.

A cereja da Penajóia é enviada pelos próprios produtores para vários países da Europa.

Este ano, a quebra chegou aos 80% na produção de cereja devido a condições meteorológicas adversas, vão causar um prejuízo direto de milhares de euros aos produtores, salientou à Alive Fm, Ricardo Simões, da Associação de Produtores de Cereja da Penajóia.

A freguesia da Penajóia pertence à região demarcada do Douro, a produção do vinho do Porto e da cereja são o sustento de muitas famílias ao longo do ano.

Ricardo Simões diz que uma quebra de 80% na produção vai afetar todos os setores da freguesia da Penajóia.

A produção de cereja na maioria está associada a pequenos produtores, os seguros de colheitas diz Ricardo Simões, não compensam.

RM

A quebra na produção e a pandemia da Covid-19 levou ao cancelamento da monta da cereja que todos os anos se realiza na cidade de Lamego.

RM

Os impactos negativos são ainda mais elevados e abrangentes se as contas englobarem todo o investimento que é feito pelos produtores de cereja, que todos os anos alavanca a economia do concelho de Lamego.

 

Pode ver também

Satão: Helena Coelho vai apresentar novo programa da TVI com Ruben Rua

Na parte da tarde do novo programa, ‘O Dia de Cristina’, Cristina Ferreira revelou os …

Comente este artigo