Home / Notícias / Lamego: Carnaval de Lazarim o mais genuíno do país

Lamego: Carnaval de Lazarim o mais genuíno do país

Lazarim, no concelho de Lamego, vai voltar a acolher o Entrudo mais genuíno do país, recriando um ambiente de folia e confraternização.

As máscaras, esculpidas em madeira de amieiro por artesãos da freguesia, descem à rua para recuperar a memória histórica das suas gentes e projetar Lamego em todo o mundo.

De 2 a 5 de março, o programa de atividades promete atrair um grande número de visitantes.

Organizado em parceria pela Junta de Freguesia de Lazarim e pela Câmara Municipal de Lamego, com o apoio do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), haverá este ano animação de rua e barraquinhas.

A leitura pública dos testamentos na tarde de terça-feira de Carnaval é o ponto alto dos festejos. Redigido em segredo pelos jovens da vila, atrai todos os anos uma multidão para ouvir a herança da “comadre” e do “compadre”.

O Carnaval de Lamego tem por tradição queimar dois bonecos de pano que representam os compadres, um ato que simboliza a expulsão dos maus pensamentos e a purificação das mentes.

A Câmara de Lamego está a candidatar as máscaras de Lazarim a Património Cultural Imaterial da Humanidade com o objetivo de preservar uma tradição que assume maior protagonismo nesta altura e que constitui uma representação única de encenações antigas da cultura portuguesa.

 

Pode ver também

Regresso do mau tempo com queda de neve

Depois do calor “primaveril” associado às “poeiras” vindas do norte de África e atendendo às …

Comente este artigo