Home / Notícias / Lamego: Ampliação do Abrigo para animais concluída até ao final do ano

Lamego: Ampliação do Abrigo para animais concluída até ao final do ano

O Município de Lamego já iniciou as obras de ampliação e requalificação do Abrigo – Centro de Recolha Oficial de Animais que vão permitir o acolhimento de mais de 100 animais, número que duplicará a capacidade atual.

O alargamento desta infraestrutura, criada em 2008 junto do Parque Biológico da Serra das Meadas, enquadra-se no atual Plano de Bem-Estar Animal da autarquia, através de um investimento de cerca de 170 mil euros.

A ampliação do Abrigo abrange a construção de 16 novas boxes para cães vadios ou errantes e quatro cercados para o alojamento de matilhas, assim como uma pequena dependência para alojamento de gatos. Pela primeira vez, também é criada uma cozinha para a preparação dos alimentos. A obra deve estar concluída até ao final do ano.

“A sensibilização e a promoção da saúde e do bem-estar dos animais de companhia é uma causa que o Município de Lamego tem vindo a abraçar mas que é uma necessidade cada vez mais premente. A ampliação do Abrigo é uma intervenção urgente para darmos resposta aos crescentes desafios de saúde pública e bem-estar animal do concelho.

No entanto, mesmo após a conclusão destas obras, continuará a ser impossível acolher todos os cães abandonados na via pública. A gestão dos animais de companhia continuará a ser um problema muito complexo de gerir”, alerta o Presidente Francisco Lopes.

O Plano de Bem-Estar Animal visa dar resposta à crescente preocupação com o bem-estar animal, à segurança e tranquilidade das populações, bem como apoiar as famílias mais necessitadas para que possam assegurar os cuidados de saúde aos seus animais de companhia. O objetivo é combater o abandono animal e promover a adoção responsável.

 

Pode ver também

O município de Sátão iniciou recolha porta a porta de materiais para reciclagem

O município de Sátão iniciou a recolha porta a porta de materiais para reciclagem junto …

Comente este artigo