Home / Notícias / Jogo “Jovem Autarca” quer estimular a cidadania desde tenra idade

Jogo “Jovem Autarca” quer estimular a cidadania desde tenra idade

O Município de Lamego vai testar os conhecimentos de cultura geral, cidadania, política e história dos alunos do ensino básico e secundário do concelho, através de um jogo, desenvolvido pela empresa de brinquedos científicos Science4you.
A apresentação pública do programa “Jovem Autarca” decorreu esta segunda-feira, 27 de novembro, com as intervenções de Ricardo Morgado e Francisco Lopes, respetivamente, Presidente da Assembleia e da Câmara Municipal de Lamego, bem como de Miguel Pina Martins, CEO da Science4you.
A conceção do jogo “Jovem Autarca” nasceu de uma proposta da Assembleia Municipal de Lamego e do seu Presidente que pretendem desafiar as crianças e os jovens a refletirem acerca das políticas locais e estratégias de melhoria de qualidade de vida dos munícipes. “Lançámos o desafio à Science4you de desenvolver um brinquedo educativo que agregue alguns objetivos essenciais. Promova, por exemplo, a aquisição de conhecimentos de cultura geral e cidadania e estimule os mais novos a olharem para o território e refletirem sobre ele, numa dimensão didática e pedagógica”, explica Ricardo Morgado. O autarca afirma que este jogo também desenvolverá o vocabulário, o raciocínio, a concentração e a interação social dos participantes.
Ao seu lado, Miguel Pina Martins sublinhou que este projeto educativo também será capaz de “potenciar a educação para a cidadania e para a democracia”.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, será dinamizada uma competição nas escolas na qual vão participar crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos. As equipas vencedoras da final, divididas por dois escalões, recebem como prémio uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. A todos, será oferecido um kit do jogo “Jovem Autarca” pelo Município de Lamego.

 

Pode ver também

O município de Sátão iniciou recolha porta a porta de materiais para reciclagem

O município de Sátão iniciou a recolha porta a porta de materiais para reciclagem junto …

Comente este artigo