Home / Notícias / JMJ: Diocese de Lamego recebe um milhar de peregrinos

JMJ: Diocese de Lamego recebe um milhar de peregrinos

A Diocese de Lamego, no Norte do distrito de Viseu, vai receber um milhar de peregrinos de várias nacionalidades para os Dias na Diocese, que serão acolhidos por mais de 450 famílias.

“Estão inscritos connosco 998 peregrinos”, disse à agência Lusa o coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Lamego, Luís Rafael Azevedo.

Segundo Luís Rafael Azevedo, na Diocese de Lamego estarão grupos de França, Alemanha, Lituânia, Polónia, Estados Unidos da América, Cabo Verde, Singapura, Malásia, China, Qatar, Sri Lanka, Índia, Paquistão e Filipinas.

“Todos os peregrinos, de 26 a 31 de julho, serão acolhidos em famílias de acolhimento. São mais de 450 famílias”, afirmou o padre.

Atendendo ao grupo que se inscreveu junto da diocese e àqueles que se inscreveram individualmente, o responsável estimou que cerca de 650 peregrinos de Lamego se desloquem para Lisboa, onde decorrerá a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre 01 e 06 de agosto.

Para a elaboração da sua proposta, o COD de Lamego teve em conta os testemunhos e as expectativas dos jovens e também fatores como a realidade diocesana e nacional, a viabilidade económica, a envolvência das comunidades e as indicações temáticas propostas pela equipa nacional.

Foram considerados essenciais na programação para os Dias na Diocese de Lamego aspetos como a criação de laços entre os jovens locais e os peregrinos, deixar tempo para estes estarem com as famílias de acolhimento e o sentido de “crescendo” na vivência das atividades (âmbito paroquial, âmbito arciprestal, âmbito diocesano e âmbito nacional e internacional).

A celebração diária da fé e o envolvimento de toda a comunidade, sem limites geracionais, foram outros cuidados que o COD teve ao organizar o programa.

 

Pode ver também

O município de Sátão iniciou recolha porta a porta de materiais para reciclagem

O município de Sátão iniciou a recolha porta a porta de materiais para reciclagem junto …

Comente este artigo