Home / Notícias / IPV participa em missão internacional de benchmarking em inovação em Barcelona

IPV participa em missão internacional de benchmarking em inovação em Barcelona

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) participou, entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, na missão internacional de benchmarking em inovação a Barcelona, realizada no âmbito do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia da Região Centro, que reuniu vários parceiros do consórcio INOVC+ numa iniciativa centrada na partilha de boas práticas em inovação, transferência de conhecimento e desenvolvimento tecnológico.

A missão contou com a participação de Marta Aido, do Gabinete de Transferência de Tecnologia do IPV, que integrou a comitiva regional.

O IPV já havia estado presente na primeira missão internacional de benchmarking, realizada em maio, na Região da Flandres, na Bélgica, reforçando o seu compromisso com a internacionalização e a cooperação estratégica com ecossistemas de inovação europeus.

Durante quatro dias, a delegação visitou instituições de referência do ecossistema catalão de inovação, entre as quais o Parque de Investigação Biomédica de Barcelona (PRBB), o Eurecat – Centro Tecnológico da Catalunha, a Rambla da Inovação da Esade, a Fundação “La Caixa”, o EIT Health Spain e o Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC). Estas visitas permitiram conhecer modelos de cooperação entre universidades, centros de investigação e empresas, orientados para a valorização económica do conhecimento e o impacto social da ciência.

A missão incluiu também encontros com fundos de investimento e capital de risco, como a Asabys, a Ship2B Ventures e a LifeLink Ventures, bem como com entidades públicas e tecnológicas, entre as quais o Departamento de Investigação e Universidades da Catalunha (DREU), a AgriTech, a Barcelona Activa e a Biocat.

Barcelona é um dos principais polos europeus de inovação e empreendedorismo, destacando-se pela forte articulação entre universidades, centros de investigação, empresas tecnológicas e entidades públicas. A cidade constitui um exemplo inspirador de ecossistema colaborativo e internacionalmente competitivo.

A participação do IPV nesta missão reforça o seu papel como agente ativo de inovação e transferência de tecnologia, contribuindo para aproximar o conhecimento científico do tecido empresarial e promover o posicionamento internacional da Região Centro como polo de inovação de referência.

Mais informações sobre o projeto INOVC+:

O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC 2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

 

Pode ver também

Padre Justino Lopes apresenta obra sobre São Francisco em Vila Nova de Paiva

No próximo domingo, em Vila Nova de Paiva, é apresentado o livro “São Francisco e …

Comente este artigo