A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a conclusão das obras de beneficiação do troço da Linha do Douro entre Ferradosa e Freixo de Numão, num investimento de 6,7 milhões de euros.
“Os trabalhos de beneficiação deste ferrovia envolveram um investimento de 6,7 milhões de euros e a sua concretização garante uma melhoria nos níveis de segurança, qualidade e fiabilidade da infraestrutura ao serviço dos utilizadores do transporte ferroviário, agora concluídos ”, indicou a IP numa nota envidada à agência Lusa.
De acordo com a IP, este troço de cerca de 15 quilómetros serve os concelho de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, e de São João da Pesqueira, no distrito de Viseu.
A IP acrescentou ainda que “a intervenção teve por objetivo a requalificação da infraestrutura de via no troço, tendo contemplado, entre outros, trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada”.
Segundo a empresa pública, “a empreitada, de elevada complexidade logística, foi maioritariamente desenvolvida em período noturno sem comprometer a normal circulação ferroviária”.
Esta intervenção integra o Plano de Modernização da Linha do Douro, cujo desenvolvimento está a ser realizado de forma faseada, tendo sido já executada a intervenção no troço Caíde-Marco, obra desenvolvida no âmbito do Ferrovia 2020, e a reabilitação do troço com cerca de 12,4 quilómetros, entre as estações de Pinhão e de Tua, concluída em 2022.
Já em julho a IP anunciava o lançamento de um concurso público para a reabilitação de um troço com cerca de sete quilómetros da Linha do Douro no concelho de Foz Côa, por 3,6 milhões de euros.
A IP referia à data que a intervenção se centraria entre as localidades de Freixo de Numão, desde o quilómetro 163,1, até ao Pocinho, junto ao quilómetro 170,994, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.
O investimento de 3,6 milhões de euros incide na requalificação integral da infraestrutura, que vai assegurar o reforço dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura.
A empreitada tem um prazo de execução de 300 dias e prevê a execução de trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril, a transformação de barra curta em barra longa soldada e execução de órgãos de drenagem.
A Linha Ferroviária do Douro atualmente liga o Porto ao Pocinho (171,522 quilómetros) e há vários anos que é defendida a eletrificação da via, bem como a reabertura do troço entre o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) e Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), desativado em 1988.
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