Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / IP abre concurso para eliminação de constrangimentos na EN 229 entre Viseu e Sátão

IP abre concurso para eliminação de constrangimentos na EN 229 entre Viseu e Sátão

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu um concurso público para eliminação de constrangimentos no acesso a zonas industriais da Estrada Nacional (EN) 229, entre Viseu e Sátão, por um preço base de 3,5 milhões de euros.

A empreitada visa a “melhoria das condições de circulação e segurança mediante a criação de vias adicionais para veículos de marcha lenta, mitigando assim os constrangimentos causados pelos veículos pesados que circulam neste troço com origem e destino nas zonas industriais existentes”, refere o anúncio publicado em Diário da República.

O prazo de execução do contrato é de 360 dias, tendo os concorrentes um mês para apresentar as suas propostas.

A requalificação da EN229 – que, na totalidade do projeto, custará mais de 12 milhões de euros – é há muito reclamada pelas autarquias de Viseu e de Sátão.

Em março, a Câmara de Viseu informou que a IP confirmou “o acordo para a execução das obras para a melhoria das acessibilidades ao Parque Empresarial de Mundão, que prevê a construção da EN229, entre o IP5 e o Parque Industrial de Mundão, e a requalificação da EN229 entre Viseu e Sátão”.

A decisão da IP chegou depois de, em agosto de 2020, os dois municípios terem anunciado a comparticipação de 1,4 milhões de euros (1,150 milhões de euros competem a Viseu e 250 mil euros a Sátão) para a requalificação da EN229, na sequência de três anos e meio de negociações.

Na altura, a autarquia de Viseu explicou que, “nos termos do acordo de gestão, é atribuída à IP a responsabilidade de desenvolver os projetos relativos às acessibilidades em causa, competindo-lhe ainda o desenvolvimento de todos os procedimentos necessários para a sua execução”.

Os dois municípios, “disponibilizarão os terrenos municipais que se mostrem necessários à execução destas intervenções”, que têm “um investimento previsto de cerca de 12,3 milhões de euros”, acrescentou.

 

Pode ver também

CIM Viseu Dão Lafões lidera projeto europeu de combate aos resíduos

Projeto Stop Waste junta Viseu Dão Lafões com regiões da Lituânia, Roménia e Países Baixos. …

Comente este artigo