Home / Notícias / Instituto Politécnico de Viseu entrega Prémios de Mérito Desportivo

Instituto Politécnico de Viseu entrega Prémios de Mérito Desportivo

A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, relativa ao ano letivo 2022/2023 realizou-se hoje, dia 10/01/203, no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e contou com a presença do Presidente do IPV, José Santos Costa, do Vereador da Educação e Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Ribeiro, da Administradora dos Serviços de Acção Social, Carla Coimbra e do representante do Núcleo de Desporto do IPV, Vítor Santos.

Os estudantes premiados, Beatriz Cardeal, Carolina Lopes, Joana Cardeal e Luís Facundo, receberam a bolsa e os respetivos certificados que atestam a sua excelência na vertente desportiva e académica.

Beatriz Cardeal, atleta na modalidade natação do Académico de Viseu, é estudante do curso de Engenharia Zootécnica na Escola Superior Agrária de Viseu; Carolina Lopes, atleta na modalidade Karaté do  Sporting Clube da Vista Alegre, é estudante do Curso de Marketing na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu; Joana Cardeal, nadadora do Académico de Viseu, é estudante do curso de Engenharia Agronómica na Escola Superior Agrária do IPV e Luís Filipe Facundo, atleta da modalidade de Jiu-jitsu, é estudante do curso de Redes e Sistemas Informáticos da Escola Superior Tecnologia do IPV, alcançaram resultados de excelência nas suas modalidades.

Esta cerimónia, foi sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes atletas que, a título individual alcançaram excelentes resultados e que, em simultâneo, obtiveram aproveitamento escolar. De relevância o facto de Carolina Lopes e Joana Cardeal terem sido campeãs nacionais de desporto universitário e a Beatriz Cardeal ter sido vice-campeã, em representação do Instituto Politécnico de Viseu.

O presidente do IPV relembrou a “existência de um estatuto de estudante atleta que deve ser requerido pelos estudantes de forma a conciliarem os estudos com a prática desportiva e que para o ano seja possível que o número de premiados com o mérito desportivo volte a duplicar e que os estudos e o desporto são conciliáveis, assumindo estes estudantes-atletas um papel de «embaixadores do instituto»”. “A valorização do desporto, por exemplo, através da requalificação e construção de mais instalações desportivas é um dos sinais da importância que o IPV dá à prática desportiva regular no contexto escolar e de trabalho” afirmou José Santos Costa.

Pedro Ribeiro, Vereador do Desporto da autarquia viseense, deu os parabéns aos estudantes premiados e destacou no âmbito de Viseu, Cidade Europeia do Desporto em 2024 “existir o desígnio de aumentar a prática desportiva local e da influência da prática desportiva na melhoria do rendimento escolar”.

Atualmente o IPV tem 34 estudantes-atletas (federados) quando em 2021 eram apenas 4.

A sessão contou na plateia com os presidentes dos clubes dos atletas, vários agentes desportivos, professores e familiares dos estudantes premiados.

Esta foi a 2.ª edição da atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo do Instituto Politécnico de Viseu.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo