Home / Notícias / Instituto Politécnico de Viseu entrega Prémios de Mérito Desportivo

Instituto Politécnico de Viseu entrega Prémios de Mérito Desportivo

A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, relativa ao ano letivo 2022/2023 realizou-se hoje, dia 10/01/203, no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e contou com a presença do Presidente do IPV, José Santos Costa, do Vereador da Educação e Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Ribeiro, da Administradora dos Serviços de Acção Social, Carla Coimbra e do representante do Núcleo de Desporto do IPV, Vítor Santos.

Os estudantes premiados, Beatriz Cardeal, Carolina Lopes, Joana Cardeal e Luís Facundo, receberam a bolsa e os respetivos certificados que atestam a sua excelência na vertente desportiva e académica.

Beatriz Cardeal, atleta na modalidade natação do Académico de Viseu, é estudante do curso de Engenharia Zootécnica na Escola Superior Agrária de Viseu; Carolina Lopes, atleta na modalidade Karaté do  Sporting Clube da Vista Alegre, é estudante do Curso de Marketing na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu; Joana Cardeal, nadadora do Académico de Viseu, é estudante do curso de Engenharia Agronómica na Escola Superior Agrária do IPV e Luís Filipe Facundo, atleta da modalidade de Jiu-jitsu, é estudante do curso de Redes e Sistemas Informáticos da Escola Superior Tecnologia do IPV, alcançaram resultados de excelência nas suas modalidades.

Esta cerimónia, foi sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes atletas que, a título individual alcançaram excelentes resultados e que, em simultâneo, obtiveram aproveitamento escolar. De relevância o facto de Carolina Lopes e Joana Cardeal terem sido campeãs nacionais de desporto universitário e a Beatriz Cardeal ter sido vice-campeã, em representação do Instituto Politécnico de Viseu.

O presidente do IPV relembrou a “existência de um estatuto de estudante atleta que deve ser requerido pelos estudantes de forma a conciliarem os estudos com a prática desportiva e que para o ano seja possível que o número de premiados com o mérito desportivo volte a duplicar e que os estudos e o desporto são conciliáveis, assumindo estes estudantes-atletas um papel de «embaixadores do instituto»”. “A valorização do desporto, por exemplo, através da requalificação e construção de mais instalações desportivas é um dos sinais da importância que o IPV dá à prática desportiva regular no contexto escolar e de trabalho” afirmou José Santos Costa.

Pedro Ribeiro, Vereador do Desporto da autarquia viseense, deu os parabéns aos estudantes premiados e destacou no âmbito de Viseu, Cidade Europeia do Desporto em 2024 “existir o desígnio de aumentar a prática desportiva local e da influência da prática desportiva na melhoria do rendimento escolar”.

Atualmente o IPV tem 34 estudantes-atletas (federados) quando em 2021 eram apenas 4.

A sessão contou na plateia com os presidentes dos clubes dos atletas, vários agentes desportivos, professores e familiares dos estudantes premiados.

Esta foi a 2.ª edição da atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo do Instituto Politécnico de Viseu.

 

Pode ver também

O município de Sátão iniciou recolha porta a porta de materiais para reciclagem

O município de Sátão iniciou a recolha porta a porta de materiais para reciclagem junto …

Comente este artigo