Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Incêndios: rede de videovigilância da floresta na CIM Viseu Dão Lafões deve ficar concluída até ao início do verão

Incêndios: rede de videovigilância da floresta na CIM Viseu Dão Lafões deve ficar concluída até ao início do verão

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, anunciou que este território tem uma cobertura de videovigilância à floresta de 85% e que, até ao verão, deverão ser colocadas as quatro câmaras que faltam, anunciou Fernando Ruas.

“Neste momento, das 17, estão 13 câmaras instaladas e, as restantes, vão ser concluídas em breve, possivelmente até ao verão, mas o que é importante, realçou Fernando Ruas, é que a CIM tenha um sistema que é suportado em quatro pilares e que cobre 85% do território da CIM Viseu Dão Lafões”.

As quatro câmaras de videovigilância que faltam instalar ficam nos concelhos de Castro Daire (duas), de São Pedro do Sul (uma) e de Viseu (uma), mas, entretanto, nestas áreas “há um reforço dos meios terrestres, para que não haja zonas por vigiar”.

“É extremamente importante” que todos os meios de vigilância estejam operacionais, sustentou, referindo o facto de também haver “um drone, que é um instrumento muito eficaz”, realçou Fernando Ruas.

Os quatro pilares de vigilância às florestas, salientou o comandante do Comando Territorial de Viseu da GNR, coronel Vítor Assunção, são as câmaras de vídeovigilância, os postos de vigia, os meios terrestres e, este ano, também um drone, cuja coordenação para a zona centro é feita em Viseu.

A rede de câmaras de videovigilância, que está atualmente a 85% da sua capacidade, não substitui os restantes meios que todos os anos estão no terreno para a vigilância e prevenção dos incêndios rurais, realçou coronel Vítor Assunção.

A região da CIM Viseu Dão Lafões passou também este ano de três técnicos cadenciados de fogo controlado para 25, uma capacitação importante na prevenção dos incêndios rurais, realçou Nuno Martinho presidente da CIM.

Até ao início deste verão a rede da videovigilância no território da CIM Viseu Dão Lafões deve estar concluída.

 

Pode ver também

Câmara de Sátão promove combate à Vespa das Galhas do Castanheiro

O município de Sátão realizou 6 largadas do parasitoide Torymus sinensis, para combate à Vespa …

Comente este artigo