Se os incêndios geram uma enorme onda de solidariedade, ao mesmo tempo, há quem se aproveite da fragilidade do momento para benefício próprio.
O Município de Vouzela alerta para a possibilidade de burlas que se têm registado pelo distrito fora.
“Infelizmente, as populações mais afetadas pelos incêndios são também as mais vulneráveis às burlas. Noutros municípios já se verificaram situações de indivíduos que se fazem passar por funcionários da Câmara, da EDP, ou outra entidade, para tentarem burlar ou mesmo assaltar as pessoas que foram afetadas pelos incêndios. Muito provavelmente no nosso concelho também virão a acontecer casos semelhantes”.
Para evitar as burlas, o Município de Vouzela alerta as populações para estarem atentas e para desconfiarem de estranhos. Pede ainda para que denunciem eventuais casos às autoridades e que retirem o máximo de informação possível sobre o os burlões como por exemplo “características físicas, matrícula do carro, etc”.
Para evitar desvios, a Câmara de Vouzela criou “uma conta bancária para apoiar a população afetada e que será única e exclusivamente gerida pela Câmara Municipal de Vouzela. Chama-se ‘Vouzela Solidária'” e tem como NIB: 0045 3190 4029 3068 778 19 – Crédito Agrícola.
Em Oliveira de Frades, a autarquia alertou também os seus munícipes das “tentativas de furto e burlas de falsos Assistentes Sociais. Alerta-se a população para estar atenta e dar, apenas, atenção a Entidades devidamente identificadas”.
Comente este artigo