A Protecção Civil divulgou uma lista com o nome das vítimas dos incêndios de 15 e 16 de Outubro. Confirmadas estão 45 mortes (de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu) e há ainda dois desaparecidos.
A lista surge no seguimento dos levantamentos feitos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), em articulação com a Polícia Judiciária (PJ), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Em Viseu, foram 16 pessoas perder a vida:
António Lopes de Jesus – Carregal do Sal
Morreu enquanto fugia de mota em Papízios, Carregal do Sal.
João Paulo Fonseca da Luz – Nelas
Tinha 50 anos e, segundo o Correio da Manhã, morreu em Nelas quando seguia de mota a tentar fugir do fogo. A mota ficou destruída e o condutor carbonizado.
Álvaro Ferreira da Cal – Oliveira de Frades
Segundo o Correio da Manhã tentou salvar os cães, mas não sobreviveu às chamas. Morreu com 79 anos.
Virgílio Costa Gomes e Ermelinda de Jesus Alves Gomes – Sta. Comba Dão/Setúbal
Marido e mulher, eram de Setúbal e estavam de visita à terra. Morreram carbonizados quando fugiam das chamas.
Manuel Ferreira de Matos e Jaime Neves Ferreira – Sta. Comba Dão
Segundo o Correio da Manhã, tinham cerca de 50 anos e morreram juntos quando fugiam das chamas.
José Ferreira – Sta. Comba Dão
Hermínio Lopes e Hermínio da Silva Romão – Tondela
Maria Rosa de Jesus – Vouzela
Maria Rosa de Jesus tinha 93 anos. Morreu numa estrada próxima da aldeia, depois de as labaredas terem impedido que o carro em que tentava escapar de Vila Nova da Ventosa com a filha avançasse. A filha ainda conseguiu fugir, mas Maria Rosa perdeu-se e ficou para trás. O corpo foi encontrado na segunda-feira de manhã.
Jorge Manuel Marques do Vale – Vouzela
Jorge do Vale, de 51 anos, era natural da aldeia de Quintela, freguesia de Queirã, mas vivia atualmente no Luxemburgo, onde era emigrante. Morreu na localidade vizinha de Igarei, em Queirã.
Arminda de Jesus Lourenço, Fernando de Jesus Lourenço e Laurinda dos Anjos Lourenço – Vouzela
Fernando (70 anos) e Laurinda (de 64) eram casados. Arminda (79 anos) era irmã de Fernando. Morreram todos na mesma casa. Os vizinhos ouvidos pelo jornalista do Observador acreditam que os três perderam a vida nos quartos, a dormir, sem se terem apercebido que o incêndio se aproximava da casa onde habitavam.
Abílio Rodrigues Moita – Vouzela
Com 81 anos, foi encontrado carbonizado, em casa, depois de os vizinhos terem dado pela sua ausência no rescaldo dos incêndios. Residia na aldeia de Covelo, freguesia de Ventosa.
Comente este artigo