Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Incêndios: ativado estado de alerta especial de nível vermelho para o distrito de Viseu

Incêndios: ativado estado de alerta especial de nível vermelho para o distrito de Viseu

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população sobre o risco muito elevado de incêndios nos próximos dois dias, recordando que é proibido estar em espaços florestais.

Num comunicado a ANEPC afirma que há risco máximo/muito elevado de incêndios na região Centro.

E recorda, de acordo com a declaração de situação de alerta emitida pelo Governo  que entrou em vigor à meia noite desta quinta-feira e dura os dias de quinta e sexta-feira, que é proibido “o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem”.

Como também é proibido fazer queimadas, usar fogo-de-artifício ou fazer trabalhos em espaços florestais.

Citando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANEPC diz que as previsões para esta quinta e sexta-feira são de tempo seco na região Centro, e vento, por vezes forte (rajadas até 60 quilómetros por hora) além de baixa humidade relativa do ar.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna especifica que a situação de alerta se prolonga até às 23:59 do dia 07 de agosto em todo o território de Portugal continental.

A declaração surge na sequência da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho para os distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco, Faro e Viseu.

A declaração de situação de alerta implica a elevação do grau de prontidão e resposta operacional da GNR e da PSP, das equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial e a mobilização em permanência das equipas de sapadores florestais e do Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza.

 

Pode ver também

Nelas: Social-democrata Jorge Laima, candidato à Comissão Politica “quer um novo rumo” para o partido

O social-democrata Jorge Laima, é candidato às eleições da Comissão Politica Concelhia do PSD de …

Comente este artigo