A Ikea Portugal está a investir em energias verdes e tornou-se proprietária de um parque eólico. Ao todo são 25 as turbinas que compõem o Parque Eólico do Pisco, situado no Interior norte de Portugal, entre as localidades de Aguiar da Beira, Sernancelhe, Fornos de Algodres e Trancoso.
Em funcionamento desde outubro de 2015, esta central eólica, uma das 240 existentes em Portugal, tem uma capacidade de 50 MW, com uma produtividade anual de 156 GW/h.
De acordo com os dados da Associação de Energias Renováveis (APREN), só em 2016 o parque eólico produziu 148 GW/h, o equivalente à eletricidade consumida por 116 mil portugueses e evitou a emissão para a atmosfera de 52 toneladas de dióxido de carbono.
Desde 2009, a multinacional de origem sueca já investiu cerca de 1,7 mil milhões de euros em produção de energia eólica e solar. O Grupo IKEA detinha 416 turbinas eólicas em 12 países e 750.000 painéis solares instalados, em 22 mercados.
Em Portugal, o investimento do Grupo em energias renováveis concretizou-se, nos últimos anos, pela instalação de mais de 11.000 painéis solares fotovoltaicos na cobertura das suas lojas em edifício próprio – IKEA Alfragide, IKEA Matosinhos, IKEA Loures, IKEA Loulé. Com este projeto, 98% da energia produzida pelos painéis solares é incorporada pelas unidades de retalho, representando 25% do total da energia consumida por cada loja.
Comente este artigo