Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Idosos de Santa Comba Dão, recebem equipamento no âmbito do Projeto de Teleassistência

Idosos de Santa Comba Dão, recebem equipamento no âmbito do Projeto de Teleassistência

Foi ontem assinado, no salão nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação entre a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Município de Santa Comba Dão, que lança as bases de uma parceria no âmbito do Projeto de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis (PPTV).

No terreno, o PPTV é posto em prática através da entrega de um dispositivo de contacto a cidadãos em situação de risco ou de vulnerabilidade, que permite a emissão, 24 horas por dia, de alertas e o consequente espoletar de meios de assistência ou socorro. Os destinatários são pessoas idosas em situação de dependência, incapacidade, solidão ou isolamento.

Serão incluídas, numa primeira fase de teste, cinco cidadãos, sendo que posteriormente o projeto será alargado a mais pessoas, consoante as necessidades sinalizadas.

Aos utentes será entregue e explicado o funcionamento deste dispositivo, que permite comunicar bidirecionalmente com a Guarda Nacional Republicana. Assim, através do acionamento de um botão SOS será feita uma ligação para a GNR que, nessa circunstância, verificará o contexto do contacto.

O mesmo dispositivo possibilita que o utente seja contactado pela própria GNR, ao gerar alertas relacionados com potenciais quedas, imobilidade ou descarregamento de bateria.

 

Pode ver também

Festival Outono Quente, de Viseu, privilegia artistas locais e nacionais

Duas companhias internacionais, 14 nacionais e 17 locais, num total de 80 artistas, animam de …

Comente este artigo