Home / Notícias / Hospital de Viseu colabora em projeto de formação de médicos da Guiné-Bissau

Hospital de Viseu colabora em projeto de formação de médicos da Guiné-Bissau

O Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE, através do Serviço de Anestesiologia, foi uma das instituições participantes da IANDA Guiné!, iniciativa da União Europeia que reúne um conjunto de ações de cooperação com a Guiné-Bissau, priorizando áreas estratégicas para a melhoria das condições de vida da população e para o desenvolvimento do país.

A componente para o Reforço do Sistema de Saúde (IANDA Guiné! Saúde), é gerida e cofinanciada pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian e visa reforçar o sistema de saúde da Guiné-Bissau. A Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, assegurou a implementação de um modelo de formação avançada de médicos guineenses de clínica geral nas áreas clínicas da anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica e medicina interna (ao abrigo de um projeto complementar do Camões IP e da Fundação Calouste Gulbenkian), que permita robustecer o sistema de saúde e os cuidados de saúde, promovendo também a sua descentralização.

O Serviço de Anestesiologia do CHTV participou, colaborando na formação de 8 médicos guineenses, 4 dos quais fizeram parte da sua formação no Serviço de Anestesiologia em Viseu, enquanto os outros 4 receberam formação no seu país graças à deslocação de 3 médicos anestesistas do CHTV à Guiné. Este grupo de 8 médicos guineenses, que já foram certificados pela coordenação do programa, irão ser alocados aos blocos operatórios locais dos principais hospitais da Guiné-Bissau, melhorando a qualidade dos cuidados à população.

Este projeto, que perspetiva abrir uma nova era de cuidados de Saúde neste país, teve início em 2019 e terminou no passado dia 28/04/2023 em Bissau, com uma cerimónia de encerramento oficial na Universidade de Medicina de Bissau, com a presença de várias entidades:

Ministro da Saúde Pública da Guiné-Bissau: Dr. Dionísio Cumba; Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau: José Rui Velez Caroço; Sr. Reitor da Universidade do Minho: Professor Dr. Rui Vieira de Castro; Diretora do Programa Gulbenkian Parcerias com África da Fundação Calouste Gulbenkian: Drª Maria Hermínia Cabral; Coordenador Geral IANDA Guiné Saùdi: Vany Moreira.

 

Pode ver também

“PALÁCIO DO GELO FASHION SHOW 2024”

Viseu, 22 de abril de 2024 – O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, celebrou …

Comente este artigo