O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE, está a tratar hérnias discais lombares, ou estenoses da coluna lombar, através de uma técnica minimamente invasiva, a cirurgia endoscópica lombar, tendo realizado uma centena de procedimentos, anunciou esta terça-feira o hospital em comunicado.
Esta técnica implica uma incisão, ou corte, com menos de um centímetro, e é feita através de um tubo de endoscópio que permite fazer o tratamento dessas doenças sem a necessidade de utilizar as técnicas clássicas que são mais invasivas.
A utilização deste novo procedimento provoca menos dor ao utente, possibilita uma recuperação mais rápida e permite tempos de internamento mais curtos, dado que se recorre apenas a anestesia local e sedação, ou seja, sem necessidade de anestesia geral. A técnica de cirurgia endoscópica é realizada em regime de ambulatório, ou seja, sem o doente precisar de pernoitar no hospital. Após o procedimento, o utente permanece 3 horas no recobro, podendo regressar ao domicílio. Posteriormente é feito acompanhamento telefónico às 24 e 48 horas após a intervenção.
Este desenvolvimento técnico do Serviço de Neurocirurgia aumenta a capacidade de resposta do CHTV à lista de espera cirúrgica e permite o retorno rápido dos utentes ao seu domicílio, com maior recuperação funcional e possibilidade de retoma da sua atividade laboral com os ganhos sociais e económicos inerentes.
Comente este artigo