Home / Notícias / Governo garante remoção de fibrocimento das escolas até ao final do ano. Sátão tem o projeto aprovado

Governo garante remoção de fibrocimento das escolas até ao final do ano. Sátão tem o projeto aprovado

A ministra Ana Abrunhosa garantiu que se houver alguma escola com fibrocimento terá prioridade no próximo quadro comunitário Portugal 2030.

A ministra da Coesão Territorial disse, que até ao final do ano a totalidade das escolas dará por concluída a remoção de fibrocimento.

De acordo com as previsões da governante, “haverá 15% [edifícios escolares] que por um conjunto de situações várias precisarão de mais tempo”.

“Portanto, o ideal é termos a conclusão das obras até final de 2021”.

Relativamente ao trabalho das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), “as candidaturas estão aprovadas, mas o trabalho continua de acompanhamento de obras, de análise e de realização dos pedidos de pagamento de reembolso, porque nas despesas, no que diz respeito a estas obras relacionadas com a remoção de amianto, a comparticipação é de 100%”, sublinhou.

“No âmbito do Portugal 2020 resolvemos o problema do amianto em 200 escolas, portanto essa lista de 635 escolas estava incorreta porque, ao ver escola a escola com os autarcas foi possível verificar que maior parte delas o problema já tinha sido resolvido”, explicou.

A governante garantiu que se houver alguma escola com fibrocimento terá prioridade no próximo quadro comunitário Portugal 2030.

“Admitimos que possa haver uma ou outra situação, há escolas em que não se justificava remover o fibrocimento com amianto, porque as escolas necessitam de uma intervenção mais profunda. Para essas escolas estão a ser feitos os projetos e terão prioridade no próximo quadro comunitário, ou seja, situações em que o problema vai para além do amianto”, garantiu.

O Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) aprovou 100 projetos para remoção de fibrocimento em edifícios escolares da região, representando um investimento de 11,4 milhões de euros.

Segundo a CCDRC, no distrito de Viseu estão aprovados projetos de remoção de fibrocimento em edifícios escolares nos municípios de Castro Daire, Sátão, Tondela, Carregal do Sal, Viseu, Santa Comba Dão e São Pedro do Sul.

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo