Home / Notícias / Governo garante financiamento para descontaminação das casas dos ex-mineiros na Urgeiriça

Governo garante financiamento para descontaminação das casas dos ex-mineiros na Urgeiriça

Em Comissão Parlamentar de Ambiente, a deputada Mariana Silva do Partido Ecologista Os Verdes, questionou o Ministério do Ambiente, para quando está prevista a conclusão do processo de descontaminação das casas dos ex-mineiros na Urgeiriça, no concelho de Nelas.

As habitações apresentam elevados níveis de radioatividade, em consequência da utilização de materiais, aquando da sua construção, proveniente das minas de urânio, e que estão a compromete a saúde dos moradores.

Miguel Martins, do partido Ecologista Os Verdes, diz que o processo já se arrasta desde 2001.

Aos Verdes, o Secretário de Estado-Adjunto da Energia, João Galamba garantiu que há financiamento para que a empresa responsável pelas obras de descontaminação das casas avance.

No entanto, Miguel Martins diz que a primeira fase das obras já era para estar concluída em 2018.

Na resposta à deputada dos Verdes, João Galamba Secretário de Estado-Adjunto da Energia, disse que além da falta de empreiteiros, há também a falta de acordo entre os moradores para que a empresa inicie as obras e segundo o Secretário de Estado, duas das casas são propriedade de um banco e de uma imobiliária que a Associação dos ex-trabalhadores das minas de Urânio exige que também sejam descontaminadas.

O Secretário de Estado do Ambiente garantiu que não há atrasos no financiamento para que as obras de descontaminação das casas avancem.

Processo de descontaminação das casas dos ex-mineiros na Urgeiriça pode estar para breve, segundo informou na Comissão Parlamentar de Ambiente o Secretário de Estado Adjunto, João Galamba.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo