Numa ação conjunta da Guarda Nacional Republicana e do Município de Mortágua, distribuiu cabazes alimentares por idosos isolados e/ou carenciados do concelho.
A distribuição do pack alimentar, constituído por bens de 1ª necessidade, resulta de uma parceria entre a Fundação Benfica e a GNR, tendo como objetivo apoiar idosos em situação de maior isolamento e carência económica no atual contexto da pandemia.
A Câmara Municipal também colaborou nesta ação que representa a união de vontades e esforços de Instituições muito diversas no apoio aos que estão socialmente mais desprotegidos em tempo de pandemia.
Em simultâneo com a entrega do cabaz alimentar, o Município de Mortágua distribuiu máscaras cirúrgicas e reutilizáveis pelos idosos, e sensibilizou para o seu uso nos locais, serviços e transportes públicos.
Foi também exemplificado o correto modo de utilização da máscara, de forma a ser eficaz a sua prevenção. Desta forma, foi possível concretizar num único momento dois objetivos dirigidos a um grupo da população com maior risco em tempo de pandemia: a prevenção da Covid-19 e a proteção social dos idosos mais vulneráveis.
Desde que foi declarado o Estado de Emergência, em março, o Município dinamizou uma rede de apoio social de emergência, em articulação com as IPSS`s, no sentido de dar resposta às necessidades básicas das pessoas e famílias mais carenciadas em tempo de Covid.
Manteve ainda o fornecimento de refeições escolares para alunos de agregados familiares mais carenciados.
O Centro de Recursos do Município tem também fornecido apoio a nível de bens alimentares, roupas, calçado.
Desta forma, tem sido possível garantir o apoio social aos que mais precisam e mitigar os efeitos sociais desta pandemia, que não atinge todos de igual modo.
Comente este artigo