Home / Notícias / Gineta Juvenil encontrada ferida pelos incêndios resgatada pela GNR

Gineta Juvenil encontrada ferida pelos incêndios resgatada pela GNR

No dia 22 de Outubro, na localidade de Travanca, Oliveira de Frades, o Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da GNR de Viseu, procedeu à recolha de uma Gineta Juvenil ferida.

O animal, pertencente à família Viverridae, foi encontrado por um popular próximo da sua residência, que decidiu  entregá-lo à GNR por se encontrar parcialmente queimada nos membros e muito debilitada, devido ao incêndio florestal que deflagrou na zona.

A Gineta Juvenil, um mamífero carnívoro com um aspeto e tamanho idêntico a um gato, apresenta-se com um focinho mais afunilado, orelhas grandes, patas pequenas, com 5 dedos em cada uma delas e uma cauda larga e comprida. O corpo é longo e esguio, com o pêlo de cor alternada cinza e manchas escuras. Habita preferencialmente em habitats florestais e com hábitos noturnos passando o dia a dormir.

Posteriormente foi entregue no CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens em Gouveia) para recuperar das lesões.

Um dia antes, na localidade de Santa Comba Dão, a GNR recuperou também um Gavião. Ferido numa asa, por causa dos incêndios, foi igualmente encontrada por um popular que a recolheu e entregou aos militares. Por agora, está aos cuidados  do Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens em Gouveia, para depois voltar ao seu habitat natural.

 

Pode ver também

Regresso do mau tempo com queda de neve

Depois do calor “primaveril” associado às “poeiras” vindas do norte de África e atendendo às …

Comente este artigo