A cidade de Lamego passou a contar com um novo Gabinete de Inserção Profissional (GIP) que nasce com a missão de apoiar jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
Em estreita articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o novo serviço é promovido pela UGT Viseu que vai agora desenvolver ações de apoio à procura ativa de emprego e fomentar uma atitude empreendedora, ensinando por exemplo a redigir um Curriculum Vitae ou uma carta de apresentação.
No novo local, vão passar a ser divulgadas as medidas de apoio ao emprego, formação profissional e empreendedorismo e apresentado o conteúdo de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego no espaço europeu.
Também será aqui que os beneficiários das prestações de desemprego poderão efetuar as suas apresentações periódicas e conhecer as ofertas disponíveis.
Durante o ato de inauguração do novo GIP, Francisco Lopes sublinhou a necessidade de elevar os níveis de qualificação profissional dos portugueses, associados a baixos índices de escolaridade, para fortalecer a economia e da formação ir ao encontro das reais necessidades do mercado de trabalho.
Comente este artigo