Home / Notícias / Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco” renova marca internacional com menu recheado de “estrelas”

Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco” renova marca internacional com menu recheado de “estrelas”

O histórico Solar do Vinho do Dão volta a abrir portas, de 6 a 8 de dezembro, para aquele que é o evento com mais charme da época em Viseu: o “Vinhos de Inverno”, um salão de vinhos e outros sabores que integra como cabeça de cartaz o Festival Literário “Tinto no Branco”, na sua 5ª edição.

Literatura e vinhos, gastronomia e workshops vínicos, concertos e performances literárias, artesanato regional e exposições, espetáculos infantis e visitas guiadas fazem as propostas deste evento em dose dupla, na cidade vinhateira do Dão.

Depois de em 2018 o Festival ter alcançado o patamar da edição mais internacional de sempre, em 2019 renova a sua reputação e apresenta prestigiados nomes da literatura lusófona, inglesa e ibérica, oferecendo aos visitantes uma oportunidade de conhecer grandes percursos de vida e histórias.

Nesta edição, Viseu acolhe no “Tinto no Branco” o escritor e romancista inglês Jonathan Coe, autor da mais recente obra “O Coração de Inglaterra”; a premiada escritora uruguaia (residente em Madrid) Carmen Posadas, autora de vários livros infantis e romances, considerada uma das melhores da sua geração; mas também outros dois grandes galardoados da lusofonia – o cabo-verdiano Germano Almeida, Prémio Camões 2018 (ao abrigo da parceria com o festival cabo-verdiano Morabeza); e o jovem português Afonso Reis Cabral, cujo seu segundo romance “Pão de Açúcar” foi distinguido com o Prémio José Saramago 2019.

De regresso está também o “padrinho” do evento Francisco José Viegas e outros nomes marcantes como o também cabo-verdiano Samuel Gonçalves, Frei Bento Domingues, Justa Nobre ou Mário Augusto.
Neste eclético leque de convidados ganham ainda destaque o viseense e “Embaixador” Diogo Rocha (Chef do Mesa de Lemos), que aqui irá lançar o seu segundo livro, aos quais se juntam outros nomes da “prata” da casa como Henrique Almeida, Carlos Almeida, Fausto Reis e Olinda Beja.

Das “mesas redondas” às “conversas de vida” e espetáculos de poesia, o “Tinto no Branco” reinterpreta-se na forma como se apresenta aos seus visitantes, ganhando um toque especial inspirado no ano de Viseu como “Destino Nacional de Gastronomia”.

Entre momentos de “entrada”, “pratos principais” e “sobremesas”, o menu servirá todos os gostos e géneros, com a gastronomia a destacar-se como temática principal, sem esquecer os vinhos, o património ou a religião. Momentos haverá onde a degustação de sabores irá reconfortar a alma do público.

Numa programação que se pretende para toda a família, não faltarão sessões infantojuvenis, com horas do conto e workshops de gastronomia, o espaço “Dão Petiz”, com oficinas criativas, mas também espetáculos infantis de teatro pela Cativar e Tenda Produções. A performance de abertura é garantida pelo Grupo OFF/Teatro AFTA.

Visitantes de todas as idades poderão ainda viajar pelo imaginário criativo do ilustrador Paulo Galindro, na exposição permanente “O morcego bibliotecário”.
Ao longo de três dias, o Solar do Vinho do Dão não estará apenas na rota do universo literário, mas também como grande palco para a mostra, prova e valorização dos vinhos do Dão, com o regresso do Salão de Vinhos e a presença de produtores e enólogos da Região Demarcada. Por outro lado, estão ainda garantidos os sabores típicos locais e o artesanato regional.

Para todos os winelovers, integram a agenda dois workshops vínicos com João Paulo Martins (jornalista especializado na área dos vinhos) e Carlos Silva (produtor e enólogo).

O cartaz musical compõe o trio de pretextos para participar deste evento. Como cabeças de cartaz estão confirmadas as bandas portuguesas The Happy Mess (sexta-feira, dia 6) e The Black Mamba (sábado, dia 7). Este último será um concerto de entrada paga, com um valor simbólico de 5 euros, cuja receita reverterá para uma instituição social.

 

Pode ver também

Moimenta da Beira – Detido por posse ilegal de arma

O Comando Territorial de Viseu, através do Posto Territorial de Moimenta da Beira, ontem, dia …

Comente este artigo