Home / Notícias / Festival em Penalva do Castelo homenageia habitantes mais idosos

Festival em Penalva do Castelo homenageia habitantes mais idosos

O PrimavEira Fest vai homenagear em junho os cidadãos mais velhos do concelho de Penalva do Castelo, com uma instalação na parede exterior da biblioteca municipal, disse hoje à agência Lusa a organização.

“A nossa preocupação em envolver as pessoas do concelho no nosso festival levou-nos a fazer uma instalação, em parceria com um projeto internacional, que vai ficar na parede exterior da biblioteca”, adiantou o presidente da Associação A Eira.

Carlos Rodrigues explicou à agência Lusa que no primeiro dia do PrimavEira Fest, em 08 de junho, vai ser feita a instalação na parede com “a colocação de cerca de 50 fotografias de um tamanho bastante grande”.

“Andamos a recolher as fotografias, porque, no fundo, é um enorme mural de retratos dos habitantes mais velhos, para lhes dar a visibilidade que merecem, porque, em algumas aldeias, são elas que ainda conseguem dar vida ao lugar”, destacou.

Carlos Rodrigues assumiu que este mural “é também uma forma de agradecimento e de homenagem às pessoas” do concelho de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu.

“A instalação ficará até o tempo a levar, o que acaba também por ser metafórico, porque o tempo também vai levando as pessoas, mas nós quisemos homenagear e agradecer aos nossos cidadãos que persistem em manter vida nos lugares”, defendeu.

Este responsável acrescentou que “as pessoas mais velhas também transportam a identidade dos lugares, através das histórias que contam e os ensinamentos que podem dar e, por isso, são pessoas muito importantes”.

Carlos Rodrigues lembrou que a criação da Associação A Eira teve “muito a ver com as pessoas mais velhas, porque têm muitas tradições a ensinar aos mais novos e também porque toda a gente, em todos os lugares, tem direito de ter acesso à cultura”.

O PrimavEira Fest vem substituir o festival “Verão na Eira”, que se prolongava nos meses de verão com “atividades dispersas” e, este ano, a associação resolveu “antecipar para a primavera e concentrar em menos de uma semana as atividades”.

Além desta instalação no primeiro dia, o PrimavEira Fest exibe nessa noite, no interior da biblioteca o documentário “Olhares, Lugares, 2017”, de Agnès Varda.

Haverá ainda uma exposição de pintura de Carla Pinto, “Humble”, no Antigo Mercado.

Durante o festival, há ‘workshops’, conversas sobre a sustentabilidade da vida, artes performativas, teatro, com “A viúva… mas pouco”, pelo Grupo Artola, e música com a presença do grupo Girafoles, o DJ Cheganahora e o músico e compositor M-Pex.

“As nossas atividades são mais alternativas, pouco comerciais, porque também usam uma linguagem que os nossos cidadãos mais velhos usam, para que também possamos atraí-los e introduz novas linguagens e culturas, também para lhes dar a conhecer outras manifestações de arte”, esclareceu Carlos Rodrigues.

Os diversos eventos “são gratuitos, porque a ideia é democratizar o acesso à cultura, apesar de isso provocar danos orçamentais”, mas para colmatar essa lacuna, explicou, a associação conta com “a Câmara de Penalva do Castelo que tem apoiado sempre as iniciativas d’A Eira”.

 

Pode ver também

Homem de 74 anos morre em acidente com trator

Na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, o acidente com um trator provocou a morte …

Comente este artigo