Home / Notícias / Festas Populares: Dias cheios de animação em Nelas, Coração do Dão

Festas Populares: Dias cheios de animação em Nelas, Coração do Dão

As Festas do Município 2023 contam com um extenso programa, que vai desde Marchas Populares, Animação Musical, Desporto, Cultura e atividades para todas as idades.

Quarta feira, dia 21 de junho, no Auditório do Edifício Multiusos, a partir das 14h00, tem lugar o Seminário Final do Projeto “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa velutina”, numa organização da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões

E no dia 23 de junho, na noite de São João, as Marchas Populares voltam a sair às ruas de Nelas, pelas 22h00, com os desfiles da Associação Recreativa e Cultural do Santo António – Bairro da Igreja e ADRC Cimo do Povo Nelas, com dança na Praça do Município, seguindo-se o Arraial, com a sardinhada Intermarché Nelas e JCAutomóveis, e animação musical pelos Irmãos Coragem – Dupla Baile e DJ, que finalizam a noite como DJ’s. Em Canas de Senhorim, saem as Marchas da ARCPaço e União Cultural e Recreativa do Rossio, que prometem brilhar e manter a tradição, este ano pela primeira vez, no polidesportivo da localidade.

No dia 24 de junho, Dia do Município, o dia começa com Hastear da Bandeira para festejar o 103º Aniversário dos Bombeiros de Nelas, com programa próprio. E à tarde, às 15h00, tem lugar o Circuito Municipal das Escolas de Natação, com a 7ª Concentração da Época 2022/2023, nas Piscinas Municipais descobertas, e às 17h00, a Cerimónia de Distinções Municipais, no Edifício Multiusos de Nelas. Ainda durante a tarde, o público infantil pode assistir à animação “Onde Moram as Histórias”, às 16h00, e visitar a Feira do Livro sobre rodas, na Praça do Município. A animação continua pela noite dentro, a partir das 21h00, com atuação musical da Banda Woodplan e DJ Pira.

O Domingo, dia 25 de junho, é um dia dedicado às crianças com a saída das Marchas Populares Infantis das Associações, Bairro da Igreja e Cimo do Povo, Paço e Rossio, com desfile e dança na Praça do Município, pelas 18h00, e atuação da Contracantinho, Contracanto Associação Cultural, às 15h00, no Cineteatro Municipal, com a peça “O País do Sossego”, à qual se segue a Apresentação Final do Ano Letivo da Universidade Sénior de Nelas. Neste dia, marcado também pelo desporto, ocorre o 4º Grande Prémio do Motocross Vinho do Dão, organizado pela Tribu Clube Aventura, e a Abertura das Piscinas Municipais ao público.

O sábado e domingo reservam para os mais pequeninos um espaço muito divertido, com insufláveis e pinturas faciais na Praça do Município, onde as crianças podem brincar e conviver. E durante estes dias, vão estar abertas também as tasquinhas do Bairro da Igreja e do Cimo do Povo, que asseguram típicas iguarias.

Na segunda feira, dia 26, pelas 17h30, no Parque de S. Miguel e Complexo Desportivo Municipal, dá-se início à primeira Semana Desportiva Municipal.

Na quarta, dia 28 junho 2023, pelas 22h00, saem às ruas da Vila de Nelas, as Marchas Populares de São Pedro, com desfile e dança da Marcha do Cimo do Povo e desfile da Marcha do Bairro da Igreja, culminando a noite em arraial na Associação do Cimo do Povo, com caldo verde e sardinhada.

 

Pode ver também

Rosa Quinteiro é a vencedora do prémio literário Cónego Albano Martins de Sousa.

Com a obra “Poemas do Caderno Azul” a escritora é pela segunda vez galardoada, numa …

Comente este artigo