Decorrem este fim de semana os festejos em honra de Santo Antão, em Peva, concelho de Moimenta da Beira.
Ao santuário deslocaram-se milhares de crentes ao santo protetor dos animais, salientou à Alive Fm, padre Paulo Cardoso, pároco da freguesia.
Padre Paulo Cardoso, explica quem era Santo Antão.
José Eduardo Ferreira, presidente da câmara de Moimenta da Beira, realçou a importância de manter as tradições nos territórios de baixa densidade.
Manter as tradições de um povo, salienta José Eduardo Ferreira é reafirmar a cultura dos territórios rurais.
As festas em honra de Santo Antão em Peva, concelho de Moimenta da Beira, têm todos os anos reafirmado a crença dos religiosos no Santo protetor dos animais, em que, a cada ano são mais os crentes que se deslocam ao santuário, salienta Pedro Sousa, autarca da União de Freguesias de Peva / Segões.
O santuário de Santo Antão, localiza-se num outeiro elevado, a 841 metro de altitude, para se lá chegar, é necessário subir umas centenas de degraus.
No topo da serra foi construída a capela dedicada ao Santo Antão, conhecido por ser o padroeiro dos criadores de gado e protetor dos animais domésticos.
A romaria em sua homenagem celebra-se todos os anos em Janeiro, festa que recuperou tradições ancestrais como a benção dos animais. Segundo a lenda, este santo protegia os animais e curava-os de todas as maleitas.
Comente este artigo