Home / Notícias / Festas de São Bernardo em Sátão juntaram mais de 45 mil pessoas diz autarquia

Festas de São Bernardo em Sátão juntaram mais de 45 mil pessoas diz autarquia

 

Cultura, desporto, música e muita animação foram os ingredientes que estiveram presentes nas Festas de São Bernardo 2017, apresentadas pelo Município de Sátão.

A autarquia satense acredita que as Festas juntaram mais de 45 mil pessoas.

As Festas tiveram início com o concerto de sinos “Campanologias Beirãs”, seguido pelos Fados Soltos. No dia 17, a Banda UHF, antecedida pela Banda Ómega, foi um dos pontos altos das Festas.

No dia seguinte, foi apresentado o Festival da Sopa, onde foram degustadas as mais variadas sopas, terminando essa noite com a atuação da Banda S e com o Festival de Folclore e Música Popular, onde estiveram representados seis grupos satenses: Grupo de Recolha e Divulgação de Música Popular de Sátão – Zaatam, Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Mioma, Rancho Folclórico de São Miguel de Vila Boa, Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos, Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Ferreira de Aves e ContiTuna Cantares de Contige.

No dia 19, logo pela manhã, decorreu o II Running, apadrinhado pelo atleta satense Jorge Duarte, que teve mais de centena e meia de participantes.

Nuno Lopes, do Centro de Atletismo de Seia, sagrou-se vencedor masculino, e Sandra Ribeiro, do Clube Grecas, foi a vencedora feminina, arrecadando ambos um prémio individual de 150,00€ (cento e cinquenta euros). Os segundos lugares, para um prémio no valor individual de 100,00€ (cem euros), foram atribuídos a Lídia Pereira, de Trutas do Mau, no escalão feminino e a Tiago Machado, da Casa do Povo de Mangualde, no escalão masculino.

A tarde iniciou com a comemoração do Dia do Emigrante, no recinto do Sr. dos Caminhos. Seguiu-se a Garraiada e à noite foi apresentada a peça de Teatro “O Pequeno Grande Polegar”.

No dia do Feriado Municipal, 20 de agosto, depois da Feira do Gado, procedeu-se à cerimónia de entrega do Prémio Literário “Cónego Albano Martins de Sousa”, tendo-se sagrado vencedora Rosa Maria Lopes Quinteiro do Amaral, com a obra “A Poesia que trago nas mãos”; a Menção Honrosa foi atribuída a Miguel Jorge Azevedo de Almeida, com a obra “Do âmago”. Logo de seguida, os amantes das quatro rodas puderam assistir à Perícia Automóvel, que deliciou os presentes.

À noite, depois da atuação do grupo MF Music, as Festas de São Bernardo 2017 encerraram com chave de ouro com a atuação do maior cantor romântico português Tony Carreira.

Decorreu igualmente durante o certame uma exposição de artesanato, no recinto do Largo de S. Bernardo.

 

Pode ver também

Sernancelhe: Mau tempo causou prejuízos no setor da castanha

A chuva e o vento forte que assolou a região nos últimos dias com a …

Comente este artigo