Home / Notícias / Ferreira de Aves: Rota de 8,5 kms divulga “Lagaretas”, natureza e património religioso

Ferreira de Aves: Rota de 8,5 kms divulga “Lagaretas”, natureza e património religioso

O concelho de Sátão tem um novo percurso pedestre “A Rota das Lagaretas”, na freguesia de Ferreira de Aves, povoação do Castelo, com o objetivo dar a conhecer as estruturas escavadas na rocha onde antigamente se fazia o vinho.

O percurso paisagístico e cultural tem 8,5 quilómetros, com início e término junto à capela do Calvário e percorre caminhos agrícolas, com desvios que permitem a visita aos lagares escavados na rocha.

Trata-se de um percurso pedestre de pequena rota, que tem a duração aproximada de três horas e grau de dificuldade baixo.

A rota, tem um número considerável de lagaretas, das dez identificadas estão visitáveis seis, conferindo à freguesia de Ferreira de Aves uma característica peculiar que a diferencia do restante concelho.

“Mas não são apenas os vestígios de lagares que documentam a produção de vinho naquela zona do concelho, a rota agora disponível para os amantes do desporto de natureza tem também um enorme valor paisagístico realçou à Alive Fm, o arqueólogo Hugo Batista.

A “Rota das Lagaretas” incluiu também vários pontos de interesse arqueológico, histórico e cultural.

Em 2018, foi criada a Associação Portuguesa de Lagares Rupestres (LAROUP) para incentivar “tanto o estudo como a proteção” deste património, estando previsto o arranque de uma inventariação nacional para breve.

 

Pode ver também

Câmara de Lamego distingue Núcleo da Liga dos Combatentes com Medalha de Ouro

A Câmara Municipal de Lamego vai atribuir a  Medalha de Ouro da Cidade ao Núcleo de Lamego …

Comente este artigo