No âmbito de uma candidatura apresentada à Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), ao “Programa de Desenvolvimento Rural – Renovação das Aldeias”, a Câmara de Sátão requalificou a antiga Casa da Câmara, Tribunal e Cadeia, na povoação do Castelo, freguesia de Ferreira de Aves em Centro Interpretativo.
Com o objetivo de preservar e divulgar a história do edifício, a autarquia, há cerca de dois anos, adquiriu o imóvel e avançou com as obras de conservação e requalificação.
Francisco Carvalho, presidente da ADD em declarações à Alive Fm, realçou a importância da povoação do Castelo pertencer ao grupo das “Aldeias de Portugal” em que, a partir de agora está dado o primeiro passo para o desenvolvimento, como a abertura este sábado, do Centro Interpretativo.
Miguel Torres, da Associação de Turismo de Aldeia, realçou que o Centro Interpretativo da povoação do Castelo vai dinamizar o desenvolvimento não só da freguesia mas do concelho de Sátão, como um todo.
O autarca de Sátão, Alexandre Vaz, realçou a importância da recuperação do imóvel, em que os visitantes vão poder recordar todos aqueles, que à data, ocupavam uma posição de destaque na antiga sede do concelho de Sátão e ao mesmo tempo objetos e obras que os habitantes da freguesia de Ferreira de Aves foram guardando ao longo dos anos.
A requalificação da antiga Casa da Câmara, tribunal e cadeia, na povoação do Castelo em Centro Interpretativo vai promover o desenvolvimento e o turismo local, destacou Marcelo Rodrigues presidente da freguesia de Ferreira de Aves.
A obra teve um custo de cerca de 112 mil euros e um financiamento de 41 mil euros.
Galeria de fotografias Alive Fm.
Comente este artigo