Home / Notícias / “Feira do Vinho do Dão” arranca esta quinta-feira, em Nelas

“Feira do Vinho do Dão” arranca esta quinta-feira, em Nelas

A edição promete superar as expectativas, trazendo uma série de atrações e inovações que irão cativar os visitantes, sejam eles conhecedores de vinho ou o público em geral. Este ano, o Município de Nelas aposta na internacionalização e profissionalização do evento, numa edição histórica que se destaca por ter uma maior variedade e quantidade de Provas de Vinho face a anos anteriores.

• Presença Internacional do Maior Influencer de Vinhos: Uma das grandes novidades deste ano é a presença de Dirceu Vianna Junior, o único Master Of Wine de língua portuguesa e embaixador dos Vinhos de Portugal. Dirceu estará presente durante os dias do evento, interagindo diretamente com os produtores de vinho e impulsionando a visibilidade dos Vinhos do Dão nos mercados internacionais.

• Novidades no Concurso Feira do Vinho do Dão: No dia 31 de agosto, o evento terá início com o prestigioso Concurso Feira do Vinho do Dão, Grande Prémio Eng. Alberto Vilhena, destacando 10 Brancos, 10 Tintos, 5 Rosados e, pela primeira vez, 5 Espumantes. Este é um momento crucial, onde a excelência da produção da Região será colocada em destaque. Este ano, o concurso conta com a participação de 33 Produtores, apresentando um total de 42 vinhos Tintos, 36 Vinhos Brancos, 12 Vinhos Rosés e 7 Espumantes, ampliando a variedade e riqueza dos vinhos em competição. O concurso tem a Direção Técnica de Luís Lopes, enólogo com vasta experiência em viticultura e produção de vinho.

• Dia Técnico para Profissionais: Ainda no dia 31 de agosto, destaque para a Apresentação do PEPAC, Plano Estratégico da PAC 2023-2027, com presença do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e Apresentação do Projeto de Aldeias Vinhateiras pela AMPV.

• Animação Musical todas as noites: As noites serão preenchidas com entretenimento ao vivo de artistas de renome no panorama nacional. Desde Os Azeitonas, no dia 1 de setembro, passando por Aurea e DJ Wilson Honrado no dia 2 de setembro, até Gustavo Reinas e Ricardo Camões na noite de 3 de setembro – as noites serão uma celebração inesquecível. DJ Grzyzzler estará no comando da cabine nas noites de 1 e 2 de setembro para colocar toda a gente a dançar.

• Os melhores Produtores de Vinho do Dão: O certame conta este ano com a presença de 36 Produtores do Vinho do Dão, prontos a mostrarem os sabores envolventes dos vinhos excecionais da Região Demarcada do Dão.

• Provas de Vinho com Conceituados Enólogos: Durante o evento, realizam-se dez Provas de Vinho, oportunidades únicas para os participantes apreciarem os aromas e sabores dos néctares do Dão e os segredos por detrás de cada rótulo, guiados por enólogos de renome: Luís Lopes, Patrícia Santos, David Teixeira, Sónia Martins, Osvaldo Amado, Mafalda Perdigão, Pedro Pereira, Carlos Silva e António Mendes.

• Gastronomia de Vanguarda com “À Mesa no Coração do Dão”: Cinco Chefs, Luís Almeida, Henrique Ferreira, Paulo Gonçalves, Nuno Fonte e Diogo Rocha, que integram o inovador Projeto Gastronómico do Município, intitulado “À Mesa no Coração Do Dão”, trazem uma fusão única com Gastronomia de Memórias e Emoções entre a tradição e a contemporaneidade, com sessões gastronómicas no Espaço Showcooking da Feira cheias de talento, enaltecendo as raízes e tradições locais.

• Atividades para Toda a Família: Além de degustarem os excelentes vinhos da Região Demarcada do Dão, os visitantes desfrutarão de atividades para toda a família, com animação infantil no Espaço Criança, com atividades direcionadas ao público mais jovem, como pinturas faciais, insufláveis, atividades de coordenação motora, jogos diversos, oficinas, espetáculos para bebés, robótica, hora do conto… e muito mais, até exposições,

• Animação de Rua: A Feira do Vinho do Dão é repleta de energia, cultura e diversão, graças à participação de diversas Associações do Concelho de Nelas que trazem vibrantes atuações, destacando o poder do associativismo e elevando a qualidade da animação deste evento.

• Passeios pela cultura e história: Passeios únicos no dia 3 de setembro que permitem aos participantes conhecerem melhor o Concelho de Nelas através da sua cultura, com o Passeio Literário “Crónicas Entre Vinhos”, pelas Memórias de Lobo Antunes pela Vila de Nelas, e história, com a Reconstituição Histórica em torno de Lagareta Medieval na Aguieira, com Recriação Etnográfica pelo Rancho Folclórico de Vilar Seco.

• Workshops: A Feira do Vinho do Dão oferece Workshops enriquecedores, para os participantes aprofundarem os seus conhecimentos, com a Sessão em Família “Vamos Aprender a Fazer Pão Artesanal e Provar Queijo Serra da Estrela”, Workshop “Mel e Azeite da Região” e “Enchidos, Pão e Vinhos sobre a Mesa”.

• Praça da Alimentação: Espaço com variadíssimas sugestões gastronómicas, onde os visitantes podem provar os melhores sabores do Dão. Nos dias do evento, o Mercado Municipal abre as suas portas para os restaurantes locais servirem deliciosas iguarias, com street food, doçarias conventuais e petiscos apetitosos.

• Diversos Expositores: Uma oportunidade de conhecer os tesouros artesanais, delícias regionais e os mais variados produtos e serviços, desde instituições a associações, no recinto do evento, celebrando a diversidade cultural e gastronómica, com artesãos, queijarias, produtos regionais e comerciais.

• Novidade – Passaporte da Feira: Os visitantes podem adquirir o Passaporte da Feira do Vinho do Dão no Secretariado da Câmara Municipal de Nelas no recinto do evento. À medida que exploram os stands e fazem as suas compras, o Passaporte é carimbado com selos especiais que dão acesso a ofertas: 12 selos- uma bolsa para copos, 18 selos – um copo da Feira; 36 selos- Garrafeira de Ouro da Feira, composta por 1 Tinto, 1 Branco, 1 Rosado e 1 Espumante dos vinhos vencedores da Medalha de Ouro do Concurso Feira do Vinho do Dão, Grande Prémio Eng. Alberto Vilhena, edição 2023.

• Desporto no Coração do Dão: O desporto também tem lugar neste evento com Torneio Federado de Ténis pelo Dão Nelas Ténis Clube e VIII Encontro Internacional de Futebol Veterano pelo Sport Clube Nelas e Veteranos, nos dias 2 e 3 de setembro, e 1º Torneio de Futsal Sub-19 Coração do Dão pelo ABC de Nelas, no dia 2 de setembro.

• Encontros de Clássicos: No dia 3 de setembro com Passeio de Motorizadas Clássicas “Conhecer o Concelho, Conhecer o Dão”, pela Associação do Cimo do Povo de Nelas, Encontro de Clássicos MK-Klassicos, pela MK Makinas de Tábua, e Passeio de Automóveis Antigos “Lendas e Aventuras: Fundir a paixão pelos Automóveis Clássicos com o Vinho do Dão, pelo Clube Automóvel de Viseu.

• Sessão Solene e Inauguração Oficial: No dia 1 de setembro, realiza-se a Sessão Solene no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Professora Doutora Isabel Ferreira, que marcará a inauguração oficial da feira. Serão ainda revelados os vencedores dos Prémios do Concurso Feira do Vinho do Dão, Grande Prémio Eng. Alberto Vilhena, 10 Brancos, 10 Tintos, 5 Rosados e 5 Espumantes.

 

Pode ver também

Vinhos do Dão Casa da Ínsua com mais 9 medalhas, 2 das quais Grande Ouro

DUAS MEDALHAS GRANDE OURO, QUATRO DE OURO E TRÊS DE PRATA CONSAGRAM,UMA VEZ MAIS, A …

Comente este artigo