Home / Notícias / Viseu: Feira de São Mateus cancelada por causa da pandemia

Viseu: Feira de São Mateus cancelada por causa da pandemia

A Feira de São Mateus, que deveria realizar-se entre 5 de agosto e 12 de setembro, em Viseu, foi cancelada, estando a ser preparado um programa de animação cultural alternativo para o verão.

Em comunicado hoje divulgado, a Câmara de Viseu (promotora) e a Viseu Marca (responsável pela organização executiva) justificam o cancelamento, pelo segundo ano, com a “incerteza relativamente à legislação e normas a aplicar aos eventos de verão” e com “os condicionamentos de segurança e económicos suscitados pelo contexto pandémico”.

A presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo, refere que, “apesar de se tratar de uma decisão difícil, foi devidamente ponderada”.

Segundo a autarca, o facto de o centro de vacinação da covid-19 se situar no Pavilhão Multiusos de Viseu, que “se mantém como uma prioridade absoluta”, condicionaria a realização da Feira de São Mateus, por impossibilitar a instalação dos operadores naquele espaço.

“O espetro legal relacionado com o cenário dos eventos de verão não é ainda claro e não podemos adiar eternamente a decisão. À luz da realidade de hoje, uma alternativa para animação do período de verão em Viseu será o mais prudente do ponto de vista de segurança, mas também do ponto de vista económico”, explica.

A Câmara avança que está a preparar um programa de animação cultural para o verão “e a Viseu Marca deverá participar do mesmo, associando-se à instalação de tradições do feirar na cidade”.

A presidente da Viseu Marca, Cristina Paula Gomes, considera que “esta é a decisão possível num contexto de incerteza que implicaria a realização de uma Feira de São Mateus diminuída ou até descaracterizada”.

“Queremos a nossa feira de volta, mas com a sua identidade e força inalteráveis. A experiência do verão de 2020 foi muito importante e permitirá trazer um modelo atrativo para os visitantes e capaz de impulsionar a atividade económica de muitos operadores fortemente afetados pelo contexto pandémico”, sublinha.

Em março, a Viseu Marca abriu as inscrições para os expositores da Feira de São Mateus, apesar das incertezas provocadas pela pandemia de covid-19.

“Trabalhar para criar as condições para a realização da Feira de São Mateus é o nosso dever”, referiu, na altura, Cristina Paula Gomes, sublinhando o “impacto que representa para a economia de toda a região”.

Em 2020, devido ao cancelamento da Feira de São Mateus, foi criado o Cubo Mágico, “um programa de verão alternativo e seguro”, realizado entre 21 de julho e 21 de setembro e que teve como objetivo a retoma económica local e a reanimação cultural e turística de Viseu. Em 18 locais da cidade, ocorreram mais de 500 iniciativas.

 

Pode ver também

Projeto da CIM Viseu Dão Lafões entre os melhores dos Prémios Europeus LIFE Awards 2025

O projeto europeu LIFE Landscape Fire, desenhado, coordenado e implementado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão …

Comente este artigo