Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Falta de assistentes operacionais em extensões de saúde preocupa Câmara de Tondela

Falta de assistentes operacionais em extensões de saúde preocupa Câmara de Tondela

A Câmara de Tondela está preocupada com a falta de assistentes operacionais, que segundo a autarquia está a adiar a reabertura das três extensões de saúde de Molelos, Caramulo e Lajeosa do Dão.

Em comunicado, a autarquia refere que teve a indicação de que “a reabertura destas extensões de saúde depende da colocação de assistentes operacionais e que estes serão colocados com apoio do centro de emprego local”, o que considera uma “medida precária, já que não garante a permanência duradoura” dos profissionais.

“O município de Tondela tem vindo a acompanhar todas as diligências do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões numa articulação contínua, mas não deixa de manifestar a sua preocupação”, lembrando que a solução não está na sua esfera de gestão.

Contactada pela agência Lusa, fonte da Administração Regional de Saúde do Centro diz que “os utentes servidos pelas extensões de saúde de Molelos, Caramulo e Lajeosa do Dão têm garantidos todos os cuidados de saúde nas sedes das respetivas Unidades Funcionais, localizadas em Tondela, Campo de Besteiros e Canas de Santa Maria”.

O ACES Dão Lafões, segundo a Administração Regional de Saúde do Centro “tem vindo a desenvolver esforços para que a contratação dos assistentes operacionais se concretize, de modo a permitir a reabertura, em segurança, das extensões de saúde, o que se prevê ser possível a muito curto prazo”, acrescenta.

Para o município de Tondela, “o adiar da reabertura destas três extensões de saúde traz muitas consequências” para os munícipes, “especialmente nas povoações mais afastadas e onde se regista um nível de envelhecimento bastante elevado, a par de uma área bastante dispersa geograficamente”.

“Se é verdade que esta situação é mais mediatizada quando sentida nas maiores áreas urbanas, é também verdade que o impacto deste problema tem maior gravidade quando ocorre noutros territórios, mais afastados, e sem transportes públicos regulares ao longo das várias horas do dia”, refere em comunicado a autarquia de Tondela.

Neste âmbito, a autarquia aguarda “a breve resolução desta questão, a bem da qualidade da resposta numa área tão importante como é a saúde”.

 

Pode ver também

Câmara de Cinfães vai investir 380 mil euros na requalificação do espaço cultural de Tarouquela

A Câmara Municipal lançou o concurso público para a requalificação do espaço cultural de Tarouquela. …

Comente este artigo