Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Eurodeputados visitaram Moimenta da Beira. Presidente da Câmara falou da importância vital das barragens de regadio

Eurodeputados visitaram Moimenta da Beira. Presidente da Câmara falou da importância vital das barragens de regadio

Nove eurodeputados da comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural visitaram esta terça-feira, 20 de setembro, em Moimenta da Beira, a ‘Cooperativa Agrícola da Távora’ e a ‘Desfruta’, duas das maiores estruturas de produção e comercialização de maçã de Portugal.

Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal, aproveitou para falar da importância vital das duas barragens de regadio projetadas: a da Boavista (aprovada, mas ainda longe de ser construída) e a da Nave (chumbada).

“A maçã é o petróleo da nossa região, e com o potencial que temos, enquadrados numa região que representa mais de 35% da produção do país, é efetivamente um problema nós não termos nenhuma barragem de regadio”, alertou o autarca, que fez comparações para justificar a construção daquelas duas estruturas em Moimenta da Beira: “França e Itália conseguem produzir de 80 a 100 toneladas por hectare, aqui na nossa região é muito difícil chegarmos às 50. Sem as barragens dificilmente conseguimos ter aqui um valor acrescentado na produção por hectare, porque efetivamente nós não temos água e os nossos pomares não dão rentabilidade, como por exemplo aqui ao lado em Espanha, na zona de Lérida, que produz entre 80 a 90 toneladas por hectare”.

“É este o nosso grande dilema. Temos vindo a conversar com a Ministra da Agricultura, mas peço também o vosso empenho para nos ajudarem nesse sentido. Estamos a falar de um investimento de cerca de 20 milhões de euros. Não há nada de tão transcendente quanto isso, já que o Estado português e a União Europeia gastaram já muito mais em comparticipações para construção de charcas, furos, poços e não temos o problema resolvido. Falta-nos aqui um grande reservatório de água para minimizarmos este problema”, enfatizou Paulo Figueiredo.

A comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural que veio de Bruxelas, era chefiada por Norbert Lins (Alemanha), que se fez acompanhar por outros oito eurodeputados: Herbert Dorfmann (Itália), Asim Ademov (Bulgária), Marc Tarabella (Bélgica), Asger Christensen (Dinamarca), Ivan David (Chéquia), Mazaly Aguilar (Espanha), Álvaro Amaro e Isabel Carvalhais (Portugal).

 

Pode ver também

Águas do Norte investe 1,5 milhões de euros em água e saneamento em Cinfães

A Águas do Norte vai avançar com uma empreitada no valor de 1,5 milhões de …

Comente este artigo