Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Estado sem helicópteros a funcionar leva Santa Comba Dão a ficar sem aparelho
Fotografia de: Associação Bombeiros Para Sempre

Estado sem helicópteros a funcionar leva Santa Comba Dão a ficar sem aparelho

Todos os seis helicópteros Kamov do Estado estão parados: dois foram enviados para manutenção, no final do ano passado, por causa da elevada utilização que tiveram durante o combate aos incêndios passado verão; dois estão avariados e a serem reparados e o último sofreu um acidente grave, no ano de 2012, e continua parado por causa dos custos elevados para a sua reparação. Contas feitas… sobra um.

Até à semana passada sobrava ao Estado um helicóptero. Contudo, já não está disponível. Segundo o jornal Público, o último Kamov está proibido de voar depois de uma inspecção feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ter assumido uma não-conformidade.

Sem licença de voo dada pela ANAC, o helicóptero ao serviço do INEM na base de Santa Comba Dão, não pôde ser substituído por nenhum outro helicóptero.

Com isto, a Autoridade Nacional de Aviação Civil e o Instituto Nacional de Emergência Médica não podem contar com nenhuma destas aeronaves.

Para a Everjets a leitura das condições do aparelho são diferentes da ANAC já que considerou ao Público que o helicóptero “não tem problema nenhum, está em plenas condições de voo”.

A ANAC é a autoridade nacional que regula, fiscaliza e supervisiona o setor da aviação civil e rege-se de acordo com o disposto no direito internacional e europeu, na lei-quadro das entidades reguladoras, nos presentes estatutos e na demais legislação setorial aplicável.

Quanto à Everjets… é uma empresa de aviação privada que centra os seus serviços na manutenção e sistemas de controlo de segurança praticado na indústria da aviação.

 

Pode ver também

Lápide de guerreiro com dois mil anos foi descoberta em Viseu

Um achado arqueológico de “grande valor histórico”, com mais de dois mil anos, foi encontrado …

Comente este artigo