Home / Notícias / Equipamento de diversão da Feira de São Mateus vai ser enviado ao fabricante nos Países Baixos

Equipamento de diversão da Feira de São Mateus vai ser enviado ao fabricante nos Países Baixos

O presidente da Viseu Marca disse hoje à agência Lusa que o equipamento de diversão que sofreu uma avaria na quinta-feira vai ser desmontado na próxima madrugada para seguir para a fábrica, nos Países Baixos.

“Já despontou todo o processo para a sua desmontagem e vamos a partir das 02:00 de hoje procurar desmontar o equipamento durante a madrugada para não interferir com o normal funcionamento da feira”, afirmou Pedro Alves.

O presidente da Viseu Marca, entidade organizadora da Feria de São Mateus, referiu que esta medida foi adotada na sequência de uma reunião na manhã de hoje com o operador do equipamento.

Pedro Alves adiantou à agência Lusa que o operador o informou que “já tinha contactado a empresa fabricante do aparelho, que é holandesa [neerlandesa] e que a melhor forma de poder reparar o equipamento era enviá-lo para a Holanda [Países Baixos]”.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que esteve esta manhã no local, suspendeu a atividade do equipamento até que seja feita a sua reparação, disse Pedro Alves, sublinhando “só voltará a funcionar após reparação e reinspeção para obter nova certificação”.

Tendo em conta o vazio que o equipamento deixa no recinto da Feira da São Mateus, a Viseu Marca questionou o operador se “tinha outro equipamento que lá quisesse colocar para não perder oportunidade de fazer o seu negócio”.

“Ele vai avisar-nos se tem ou não e, se não for ele, vamos ver junto de outros [operadores] se têm ou não algum equipamento para lá colocar” e “o espaço não ficar vazio”, admitiu este responsável.

Pedro Alves acrescentou ainda que “este equipamento é como um automóvel, tem inspeção obrigatória, mas nada impede que possa avariar entre uma inspeção e outra, infelizmente foi isso que aconteceu, felizmente tudo correu bem”.

Esta quinta-feira, na noite de inauguração da 631.ª edição da Feira de São Mateus, que decorre em Viseu até 21 de setembro, o Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões recebeu um alerta pelas 21:15 de uma avaria de um equipamento de diversão”.

Foram deslocados Bombeiros Sapadores de Viseu, com duas viaturas, uma de incêndio e a autoescada e ainda elementos da Polícia Municipal e da PSP de Viseu que se juntaram aos agentes de proteção civil e médicos que já se encontravam no recinto, por fazerem parte do plano de ação de segurança do evento.

A avaria obrigou ao resgate de sete cidadãos, entre os 11 e os 42 anos, que ficaram presos a cerca de 30 metros de altura, quatro num dos braços do equipamento e três nas cadeiras do lado oposto.

Uma operação “complexa” “terminou com sucesso” pelas 00:20 de hoje, sem que houvesse necessidade de qualquer assistência médica aos cidadãos envolvidos.

 

Pode ver também

Vinhos do Dão Casa da Ínsua com mais 9 medalhas, 2 das quais Grande Ouro

DUAS MEDALHAS GRANDE OURO, QUATRO DE OURO E TRÊS DE PRATA CONSAGRAM,UMA VEZ MAIS, A …

Comente este artigo