Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Doentes oncológicos de Lamego com acesso a novo equipamento a partir de 2020

Doentes oncológicos de Lamego com acesso a novo equipamento a partir de 2020

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) vai investir 4,9 milhões de euros até 2020 num acelerador linear para radioterapia.

O presidente do conselho de administração, João Oliveira, disse à agência Lusa que, entre 2019 e 2020, vai ser concretizado um “importante investimento” no CHTMAD, que tem sede social em Vila Real e agrega os hospitais de Chaves e de Lamego.

A aquisição de um segundo acelerador linear, autorizada recentemente, que representa um investimento de 4,9 milhões de euros e vai reforçar a unidade de radioterapia do centro oncológico, que entrou em funcionamento há 11 anos.

João Oliveira salientou que se trata de um equipamento que vai permitir fazer mais tratamentos, mais complexos e precisos, tratar outro tipo de cancros e evitar deslocações de utentes ao Porto.

De acordo com o responsável, será possível realizar até 100 tratamentos por dia, atualmente são 60, evitar-se-ão paragens devido a avarias no equipamento e o centro hospitalar poderá receber internos desta especialidade.

João Oliveira adiantou que vai ser lançada já este mês a parte do concurso público que é para executar ainda em 2019, que corresponde a 200 mil euros, e depois, até final de junho, é lançado o concurso para aquisição do acelerador linear.

A expectativa, segundo o presidente do conselho de administração, é que entre em funcionamento até ao final de 2020.

O objetivo é a prevenção, a proximidade, um atendimento mais rápido de doentes, evitar idas às urgências e internamentos.

A unidade vai custar 180 mil euros e conta com financiamento da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

 

Pode ver também

Covid-19. Dois casos positivos fecham escola do primeiro ciclo em Nelas

Presidente da Câmara de Nelas, Borges da Silva, refere que se trata de uma situação …

Comente este artigo