O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira que a generalidade do território nacional vai avançar para a terceira fase do desconfinamento. Contudo, existem algumas exceções.
No distrito de Viseu, o concelho de Carregal do Sal continua acima dos 120 novos casos por 100 mil habitantes vai manter-se na fase atual de desconfinamento, não avançando para mais reaberturas na segunda-feira, além das escolas do Ensino Secundário e do Ensino Superior.
O primeiro-ministro sublinhou que estas restrições “não são nem prémios nem castigos”, mas “medidas adotadas para a segurança das próprias populações”.
Quanto aos concelhos de Penalva do Castelo e Resende que ultrapassaram recentemente os 120 casos por 100 mil habitantes, terão de ficar em alerta, para evitar as suas avaliações “negativas” sucessivas e estarem em risco de também terem de travar o desconfinamento.
Estes concelhos têm de estar atentos ao que acontece nos próximos 15 dias:
Podem seguir para a terceira fase, que inclui a abertura de cinemas, teatros e salas de espetáculos, centros comerciais, o interior de cafés e restaurantes e os casamentos e batizados, com 25% da lotação do recinto.
Comente este artigo