Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Dada luz vede para Casa das Bocas em Viseu ser transformada em Unidade de Saúde Familiar

Dada luz vede para Casa das Bocas em Viseu ser transformada em Unidade de Saúde Familiar

Obra de quase 2 milhões de euros já foi lançada e deverá estar concluída no final do próximo ano. Edifício será ocupado por uma Unidade de Saúde Familiar  

Ao terceiro concurso, avança finalmente a empreitada de reabilitação da Casa das Bocas, edifício datado do século XVII, que se prepara para receber uma Unidade de Saúde Familiar, que abrangerá um universo de 1800 utentes.

O auto de consignação foi assinado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo o Presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques, realçando que com esta intervenção, “Viseu passará a ter, seguramente, a Unidade de Saúde Familiar mais bonita do país”.

O autarca recordou que “em boa hora o atual Executivo optou por adquirir o imóvel em 2014”, quando este se encontrava em risco de ruir. “O objetivo sempre foi recuperá-lo e, depois, colocá-lo ao serviço das populações. É o que estamos a fazer”, justificou.

A intervenção, com um custo de 1,950 milhões de euros e um prazo de execução de 20 meses, tenta preservar uma série de elementos históricos, de modo a que imagem do imóvel se mantenha na memória coletiva, designadamente as “gárgulas ” (bocas) que dão origem ao nome popular da rua.

No interior, a escadaria de pedra localizada no átrio, bem como todos os elementos de cantaria, irão ser devidamente valorizados. Complementarmente e, de modo, a reforçar a iluminação e ventilações naturais, optou-se por integrar no centro do edifício, ao longo de todos os pisos, um pátio envidraçado descoberto e com uma das paredes vegetais a toda a altura.

O Presidente da Câmara Municipal adiantou que este projeto, financiado por fundos europeus, integra um “conjunto de obras estruturantes” no Centro Histórico.

 

Pode ver também

Covid-19: Sátão registou um novo caso, 19 infetados já recuperaram

O concelho de Sátão registou esta sexta-feira , 23 de outubro, um novo caso que …

Comente este artigo