Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Covid-19 Viseu: Despovoamento e postura dos cidadãos explicam zero infeções em dois concelhos

Covid-19 Viseu: Despovoamento e postura dos cidadãos explicam zero infeções em dois concelhos

O despovoamento territorial e isolamento das populações, bem como o comportamento cívico dos cidadãos e medidas tomadas atempadamente, explicam, a ausência de casos de covid-19 nos concelhos de São João da Pesqueira e Tarouca.

Segundo um levantamento realizado pela agência Lusa, nove concelhos dos distritos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco e Viseu mantinham-se, na quarta-feira, sem qualquer caso de infeção pelo novo coronavírus.

A lista inclui os municípios de São João da Pesqueira e Tarouca (Viseu), Pampilhosa da Serra (Coimbra), Mêda (Guarda) e Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Belmonte, Oleiros e Vila Velha de Ródão, todos no distrito de Castelo Branco.

Em São João da Pesqueira, o município atuou preventivamente, ainda antes de o Governo ter declarado o Estado de Emergência.

“Começámos logo por encerrar todos os serviços e atividades que implicavam o contacto entre pessoas, dispensando pessoal para casa em teletrabalho, revezando equipas, etc. Começámos a desinfeção das ruas, adquirimos grandes quantidades de equipamentos de proteção individual que distribuímos em larga escala pelas IPSS, bombeiros, GNR e até nos serviços de saúde locais”, explica o presidente da Câmara, Manuel Cordeiro.

Há mais de dois meses, em 23 de março, foi acionado o Plano de Emergência Municipal, no qual foram identificadas e definidas medidas que São João da Pesqueira considerou “essenciais ao sucesso do combate” contra o novo coronavírus.

“E, mais importante, comprometendo os restantes elementos da Proteção Civil num acordo entre todos de agirmos em equipa”, acrescenta Manuel Cordeiro, que destaca também, entre outras medidas, “a grande sensibilização à população para a adoção de comportamentos responsáveis”.

“Todo este árduo trabalho acabou por resultar e por criar nas pessoas uma ideia de que o problema era mais sério do que inicialmente parecia ser, criando a ideia global de que tínhamos que nos defender uns aos outros, o que aconteceu”, enfatiza o autarca.

 

Pode ver também

GNR deteve homem por posse de arma proibida

A GNR de São João da Pesqueira, deteve um homem de 26 anos por posse …

Comente este artigo